Escritor jaruense cumpre agenda em Governador Jorge Teixeira e Ariquemes, RO

Publicada em


A prefeita de Ariquemes, Carla Redano recebeu o historiador Elias Gonçalves no stand da Prefeitura na 37.a Expoari (Foto: Assessoria / Prefeitura de Ariquemes)

 

Dando sequência ao que denominou como Agenda de Férias, onde cumpriu agenda com importantes nomes de Rondônia e Mato Grosso, o escritor jaruense Elias Gonçalves esteve nesta terça-feira (26) nos municípios de Governador Jorge Teixeira e Ariquemes e foi recebido por várias autoridades dos municípios citados.

Logo pela manhã, Elias Gonçalves foi em Governador Jorge Teixeira e, inicialmente, foi recebido pelo prefeito Gilmar Tomaz de Souza. Na oportunidade, o escritor apresentou ao Executivo Municipal o livro “A Biografia dos Distritos de Jaru”, obra lançada no dia 15 de junho deste ano. À época do lançamento, nenhum representante do 1º escalão de Governador Jorge Teixeira pôde estar presente devido ao fato de uma pessoa que foi positivada com Covid-19 ter frequentado o prédio da Prefeitura e, por precaução, decidiu-se por não expor os convidados do evento ao risco de contaminação.

O prefeito Gilmar Tomaz de Souza e o historiador Elias Gonçalves (Foto: Assessoria)

Assim que tomou conhecimento do livro produzido por Elias Gonçalves, o prefeito Gilmar Tomaz fez questão de adquirir um exemplar para conhecer a forma como o escritor aborda a história da cidade em que atualmente atua como gestor. Na ocasião, o historiador explicou ao prefeito que a obra apresenta um amplo estudo sobre o período em que Pedra Branca (hoje município de Governador Jorge Teixeira) e Colina Verde (atualmente distrito de Governador Jorge Teixeira) pertenceu a Jaru na condição de Núcleo Urbano de Apoio Rural (NUAR), além da história dos símbolos municipais de Governador Jorge Teixeira, Jaru, Theobroma e Vale do Anari.



Após sair do gabinete do prefeito de Jorge Teixeira, Elias Gonçalves esteve na escola estadual Costa Junior, onde foi recebido pela diretora do estabelecimento de ensino, Eliana Ferreira de Souza. A instituição e a hoje escola municipal Fernão Dias, são as duas unidades escolas mais antigas de Governador Jorge Teixeira e fazem parte da abordagem construída pelo historiador jaruense em seu mais recente lançamento.

Elias Gonçalves e a diretora da escola Costa Junior, Eliana Ferreira (Foto: Assessoria)

O compromisso seguinte do historiador Elias Gonçalves nesta terça-feira (26) foi com a prefeita de Ariquemes, Carla Redano no stand da prefeitura montado no Parque de Exposições por causa da 37ª Expoari. Assim que chegou ao local, o escritor procurou a assessoria da administração municipal e, em seguida foi recebido pela atual gestora de Ariquemes.

Durante o tempo em que esteve com a prefeita Carla Redano, Elias Gonçalves enfatizou a importância que o município de Ariquemes tem na história de Jaru que, de 21 de novembro de 1977 – ano em que o local foi emancipado – a 16 de junho de 1981 – data da criação do município de Jaru, o espaço territorial hoje ocupado por Jaru pertencia a Ariquemes na condição de distrito. Informações apontam que o prefeito da época, Pedro Tavares Batalha tinha um apreço muito grande pelo então distrito de Jaru e, por essa razão, teria dado um grande apoio à localidade.

O último compromisso do escritor em Ariquemes foi na Biblioteca Municipal Pedro Tavares Batalha. No local, Elias Gonçalves foi recebido pelos professores auxiliares Manoel Messias da Silva, Marionete Sana e Germano Júlio Krebs. Após trocarem experiências literárias, Elias Gonçalves entregou aos bibliotecários cinco exemplares de seus livros que, a partir de agora, estarão à disposição da população.

O escritor disponibilizou o seu contato e informa que para obter informações sobre suas obras o número é (69) 9 9241-8033 (WhatsApp).

Os professores auxiliares Manoel Messias da Silva, Marionete Sana e Germano Júlio Krebs em registro feito com escritor Elias Gonçalves nesta terça-feira (26) na Biblioteca Municipal Pedro Tavares Batalha, em Ariquemes (Foto: Assessoria)