Em um evento que pela sua magnitude se revelou impecável e grandioso, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (EEEFMTI) Capitão Sílvio realizou na manhã da última sexta-feira (05/07), a culminância das atividades de forma paralela ao Dia de Ler. Todo Dia. Entre Páginas: Cultivando o Prazer da Leitura.
As ações realizadas na escola fazem parte do projeto “Aqui se Conta História e se Faz História” e tiveram como idealizadoras as professoras Heliane Ramos e Rosária Cândido do Rosário. Entretanto, conforme apurado, os demais servidores e alunos da instituição também participaram de forma decisiva para que tudo se concretizasse conforme planejado.
Realizado de forma simultânea no auditório e no pátio do estabelecimento de ensino, o evento superou todas as expectativas da instituição. Conforme ressaltou as idealizadoras, mais nomes do cenário cultural jaruense serão chamados, entre eles, pioneiros, repentistas, representantes da literatura de cordel, poetas, grafiteiros e outros segmentos que possam influenciar positivamente a vida escolar da classe discente.
“ O projeto visa homenagear todos os cidadãos jaruense que fazem parte do cenário artístico e, com isso, contribuir com o engrandecimento da cultura local”, ressaltou a escola.
Várias apresentações culturais foram feitas no auditório da escola e duas delas homenagear representantes da música e da literatura jaruense. O primeiro homenageado foi o músico Arllan Correia, antigo integrante da Banda Maria Juana, que além de fazer a abertura do evento, teve parte de sua trajetória musical narrada na ocasião. Em seguida, foi a vez do escritor Elias Gonçalves ser o foco das apresentações feitas pelos discentes. Na oportunidade, a escola exibiu um vídeo onde a carreira literária do escritor foi apresentada de forma contextualizada com importantes fatos da história local, além de confeccionar um painel destacando o trabalho produzido por Elias Gonçalves.
Os estudantes apresentaram ainda trabalhos alusivos a dois poemas do escritor Elias Gonçalves que estão na segunda edição do livro “Encanto Literário”. Uma das poesias marcou presença na Tenda Literária organizada no pátio da escola e o outro texto foi ilustrado em um cartaz entregue ao escritor. Ao se apresentar ao público no auditório do estabelecimento, Elias Gonçalves narrou a sua trajetória em formato de poesia e concluiu enaltecendo a importância dos alunos no ambiente onde ocorreu a culminância das atividades.
Elias Gonçalves e Arllan Correia agradeceram à escola Capitão Silvio em virtude da escolha feita pela instituição, ressaltando o quanto é importante a valorização de talentos locais. Por outro lado, a direção da escola Capitão Sílvio disse que as ações realizadas na manhã de sexta-feira (05) superaram todas as expectativas graças ao empenho dos funcionários do estabelecimento e da classe discente, a grande razão da existência da instituição de ensino.
Fonte: Assessoria
Deixe seu comentário