Escola Abrão Rocha promove exercício democrático com simulação de voto; em Jaru, RO

Publicada em


 

Buscando envolver cada vez mais a comunidade escolar no pleno exercício da cidania, a escola municipal Abrão Rocha, em Jaru, realizou nesta sexta-feira (30) uma simulação do processo eleitoral, contendo apenas nomes de candidatos a Presidente da República.

O processo foi feito de forma semelhante ao de uma eleição propriamente dita e a única diferença foi a ausência da urna eletrônica, uma vez que os “eleitores” (alunos e funcionários) votaram de forma manual.

Antes de exercerem o direito ao voto, os estudantes foram informados que as cédulas de votação apresentavam apenas os nomes dos quatro primeiros colocados, embora a eleição presidencial propriamente dita tenha onze concorrentes disputando o pleito.



A direção da escola explicou que a simulação do processo eleitoral tem com objetivo demonstrar aos estudantes o quanto é importante fazer da cidadania uma prática ainda nos primeiros anos da vida escolar. O estabelecimento de ensino atende a uma clientela de 1º ao 5º Ano que, mesmo sendo crianças, na visão da escola Abrão Rocha, devem ter as noções básicas dos pilares democráticos.

Ao todo 311 “eleitores” depositaram os votos na urna e a comissão criada especialmente para o processo eleitoral apurou e divulgou o seguinte resultado: Brancos e Nulos (04), Ciro Gomes (05), Simone Tebet (42), Lula (45) e Bolsonaro (211).

Fonte: Elias Gonçalves

Resultado Final