Equipes recém-promovidas se destacam nas duas primeiras rodadas da Série B

Publicada em


Fonte: Unsplash

 

As duas rodadas iniciais da Série B do Campeonato Brasileiro de 2023 trouxeram algumas surpresas. O Botafogo de Ribeirão Preto e o Vitória, promovidos da Série C no ano passado, começaram a disputa com duas vitórias, 100% de aproveitamento e uma posição entre os quatro primeiros. Um feito interessante para duas equipes que tinham objetivos mais modestos no início da temporada. Ainda é cedo para colocar os clubes como os favoritos para subir, mas são resultados promissores.

O Botafogo, que chegou às quartas de final do Paulistão vencido pelo Palmeiras, estreou contra o Juventude, fora de casa, e conseguiu uma excelente vitória por 2 a 1, em jogo complicado no Rio Grande do Sul. Na segunda rodada, os jogadores conseguiram uma exibição consistente e bateram o Sampaio Corrêa pelo placar mínimo. A equipe chegou aos seis pontos, e ocupa a quarta colocação na tabela da Série B. Um bom início para a equipe que terminou a Série C de 2022 em terceiro lugar, ficando à frente apenas no Vitória, que também começou bem o ano.

Com o mesmo aproveitamento de 100% nas duas rodadas iniciais, o time baiano é a outra surpresa neste início. Venceu os dois primeiros adversários por 3 a 0, mostrando um futebol de encher os olhos dos torcedores. A primeira vítima foi a Ponte Preta, com o apoio da torcida no Barradão, enquanto a segunda foi o ABC, em vitória conquistada no tradicional estádio Frasqueirão, em Natal. Os resultados garantiram a segunda posição na tabela, atrás apenas do Guarani, mas com o mesmo saldo de gols.

O curioso é que o campeão e o vice da Série B do ano passado não começaram com a mesma força. Os sites de apostas de futebol até apontavam o Mirassol e o próprio ABC, derrotado pelo Vitória, como favoritos para surpreenderem neste início. Porém, ambos ficaram para trás nestas duas rodadas iniciais. A equipe potiguar perdeu os dois primeiros, e o clube paulista soma uma vitória e uma derrota.

Em busca de uma sequência



Agora, o objetivo de Botafogo e Vitória é engatar uma sequência de bons resultados. Ou seja, continuar derrotando os adversários para se manterem na parte de cima da tabela. No entanto, os próximos jogos prometem ser complicados para ambos. A equipe paulista vai enfrentar o CRB, no dia 29, em casa, que pode até ter perdido a primeira rodada para o Atlético Goianiense, mas mostrou bom futebol. Não será um rival fácil de vencer.

O Vitória também terá uma vida complicada, mesmo atuando no Barradão, com o apoio dos torcedores baianos. Afinal, o adversário será o Londrina, que venceu o ABC na estreia da segunda divisão, e depois sofreu uma derrota pesada para a Chapecoense, por 3 a 0, na rodada seguinte. O time vem em busca de uma recuperação, enquanto o Leão da Barra só quer manter os 100% de aproveitamento no dia 28.

Todos os palpites na Série B apontam para resultados positivos das equipes que vieram da divisão inferior. As duas vitórias nas rodadas iniciais foram o suficiente para mudar a projeção dos jogos. Só que é preciso manter isso durante todas as 38 rodadas para sonhar com um final de ano com uma vaga na Série A. Algo difícil, mas que se transformou em realista com um início promissor. Seria um grande feito do Botafogo e também do Vitória.

Rivais no topo

As duas equipes que vieram da Série C não são as únicas com 100% de aproveitamento nos dois primeiros jogos da Segundona. O Guarani e o Criciúma também venceram os jogos, e estão no G4. Destaque para o elenco do time paulista, que fez 4 a 1 no Avaí, na estreia, e ainda atropelou o Ceará, fora de casa, por 3 a 0.

Enquanto isso, o Criciúma, que virou notícia pela disputa de pênaltis no estadual, impressionou ao vencer o Tombense e a Ponte Preta, dando sequência no sonho de um retorno ao Brasileirão.

A promessa é de muito jogo bom nas próximas rodadas. A disputa pelo acesso deve ser uma das mais interessantes dos últimos anos, superando até a disputa do ano passado, quando Vasco e Bahia se garantiram apenas na última rodada, com algum sofrimento.

 

 

Da Redação