Enfermeiro de Cacoal é selecionado para trabalhar em hospital público da Alemanha

Publicada em


Enfermeiro de Cacoal vai desempenhar as funções profissionais na Alemanha (Foto: Arquivo Pessoal)

O enfermeiro municipal de Cacoal (RO), Heric Maia Gomes, acaba de participar de um processo seletivo que, conforme afirma, vai agregar muito em sua carreira profissional.

 

Selecionado pela Agência de Mediação Internacional (ZAV), através de um acordo de cooperação com o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), Heric Maia vai desempenhar suas funções no Hospital Universitário de Bonn (UKB), na Alemanha. Segundo informações, o acordo oferece condições estruturadas, benefícios financeiros e critérios transparentes para emigração de trabalhadores que desejam exercer a profissão e obter um visto de residência no país mais promissor da União Europeia.

 

Assim que tomou conhecimento do caso, o Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (COREN-RO) parabenizou o enfermeiro do município de Cacoal, Heric Maia Gomes, selecionado pela Agência de Mediação Internacional (ZAV), por meio do acordo de cooperação com o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), para o reconhecimento de diploma e trabalho no Hospital Universitário de Bonn (UKB), na Alemanha.



 

O portal p1 conseguiu apurar junto ao COREN/RO que “o Hospital Universitário de Bonn, conhecido por sua excelência em cuidados de saúde e pesquisa médica, proporcionará ao enfermeiro brasileiro uma experiência enriquecedora, contribuindo para seu desenvolvimento profissional e para a disseminação de práticas avançadas na área da enfermagem”, ressalta o presidente do Coren-RO, Manoel Carlos Neri.

 

Heric Maia Gomes conta que foram cinco etapas. Agora, fará o curso de alemão até atingir o nível B2, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR), para fazer o exame de proficiência. Durante esse processo, que exige dedicação exclusiva, o enfermeiro receberá uma bolsa de 500 euros. Uma vez aprovado, Heric estará apto a ir para Alemanha e será indicada uma pessoa responsável pela ajuda na integração na vida profissional e cotidiana.

 

“Esse processo seletivo vai agregar muito para minha carreira profissional. Estarei vivenciando novas experiências como enfermeiro, podendo aperfeiçoar mais as técnicas e os processos de enfermagem. Será tudo muito novo no início como experimentar uma nova cultura, vivenciar conceitos diferentes do que o habituado no Brasil. E isso é de extrema importância, pois estarei agregando conhecimentos levando um pouco da enfermeira brasileira para a Alemanha”, diz Heric.

 

O enfermeiro também é aluno de mestrado do acordo Cofen/Capes, uma parceria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) com o Coren-RO. Ele apresenta sua pesquisa do Mestrado Profissional em 2024 e poderá receber o título de Mestre em Prática do Cuidado em Saúde.

 

Fonte: portal p1/ COREN-RO