De janeiro a setembro desse ano, cerca de 1,2 milhões foram registrados em Rondônia
Presente na distribuição de energia em onze estados com características climáticas distintas, a Energisa utiliza a meteorologia para traçar planos de atuação de acordo com a época do ano. Em Rondônia, por exemplo, os próximos meses são de períodos mais intensos de chuva.
O gerente do departamento de Operações da concessionária no estado, Carlos Alexandre de Oliveira, conta que ter conhecimento prévio da intensidade das chuvas e ventos é importante para preparar a estratégia adequada para diminuir os impactos das chuvas. “Isso envolve desde a quantidade de colaboradores de plantão, no campo e no administrativo, equipamentos sobressalentes para substituição e veículos”, afirmou. Oliveira lembra que a energia é um serviço que está sujeito à interrupção, quase sempre causada por fatores externos, como ventanias e quedas de objetos e árvores sobre a rede elétrica que provocam o rompimento dos cabos de energia. Por isso, a Agência Nacional de Energia Elétrica, órgão regulador do setor, estabelece índices aceitáveis de duração e frequência do fornecimento. “Em quase quatros anos, reduzimos as faltas de energia pela metade no estado de Rondônia e estamos dentro do limite regulatório”, ressalta.
O Grupo Storm é o responsável por monitorar o clima e emitir para a Energisa e por enviar alertas trimestrais, semanais e diários sobre a situação climática. “O monitoramento do tempo, no dia a dia, é de extrema importância, pois os dados meteorológicos podem fornecer informações que visam a tomada de ações para proteção do sistema elétrico, como hidrelétricas, subestações, torres e linhas de transmissão”, explica a meteorologista Ana Paula Paes.
Segundos dados fornecidos pelo Grupo Storm, de janeiro a setembro desse ano, cerca de 39 milhões raios foram registrados no país, sendo que cerca de 1,2 milhões ocorreram em Rondônia. No mesmo período, o estado recebeu cerca de 1.500 milímetros de chuva.
Serviço:
A Energisa orienta aos clientes a informarem ocorrências de falta de energia por meio dos canais digitais. O atendimento é disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana. Pelo aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular), Agência Digital pelo site energisa.com.br e atendente virtual pelo WhatsApp (Gisa): www.gisa.energisa.com.br
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