Encontro do Conselho Estadual de Turismo fortalece parcerias que fomentam o setor para 2025

Publicada em


O evento teve como objetivo propor estratégias para impulsionar o crescimento do setor no estado, fomentando a exploração do potencial turístico nos municípios

 

O turismo de Rondônia ganhou mais um incentivo com o encontro do Conselho Estadual de Turismo (Consetur), realizado pelo governo de Rondônia, na sexta-feira (6), em Porto Velho. O evento teve como objetivo propor estratégias para impulsionar o crescimento do setor no estado, fomentando a exploração do potencial turístico nos municípios e promovendo iniciativas que beneficiem a economia local. De iniciativa da Secretaria Estadual de Turismo (Setur), este é o segundo encontro do Consetur em 2024, e deliberou sobre a execução da Política Estadual de Turismo, bem como programas, projetos e atividades correlatas.

 

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, esse é um momento importante de trabalho conjunto entre o governo e os parceiros do turismo.

“Rondônia é uma terra de oportunidades e belezas únicas. O governo segue investindo e trabalhando para fortalecer o setor como motor de desenvolvimento, gerando emprego, renda e valorizando nossas riquezas culturais e naturais”, salientou.

 

O superintendente da Setur, Gilvan Pereira, afirmou que, “o Consetur é uma ferramenta essencial para unir forças e transformar Rondônia em um dos destinos mais procurados do Brasil. O potencial do estado é imenso, e estamos prontos para mostrar isso ao mundo.”

 

Izaias Gomes, guia de turismo, destacou como o turismo em Rondônia está transformando vidas, mencionando sua experiência na ExpoTurismo, onde fez contato com uma caravana vinda de Cusco, que agora está retornando ao estado para explorar novos destinos.



“Agradeço ao governo de Rondônia por criar essas oportunidades. Os turistas ficaram encantados, e isso só aumenta a nossa responsabilidade em mostrar o que há de melhor aqui.”

 

MOVIMENTAÇÃO

O encontro abordou ainda, temas relevantes como o projeto de visitação em terras indígenas e o Plano Estadual de Pesca Esportiva. Houve também, a apresentação dos resultados da ExpoTurismo 2024, que gerou R$ 1,9 milhão em investimentos e movimentou aproximadamente R$ 4,7 milhões na economia local. Outro destaque foi a exposição dos mapas turísticos ilustrados de Rondônia, criados pelo artista plástico Mikeliton Alves, que valorizaram a diversidade do estado.

 

Os participantes puderam conferir apresentações sobre o programa “Rondônia Tem Turismo”, além de pesquisas, cronogramas de eventos e capacitações que evidenciam o planejamento estratégico ao setor. Entre os parceiros presentes, destacaram-se instituições como a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia (Idep), Federação do Comércio do Estado de Rondônia (Fecomércio), e diversos conselhos que têm contribuído ao fortalecimento do turismo em Rondônia.

 

 

 

Fonte

Texto: Marina Espíndola

Fotos: Anderson Flores e Esio Mendes

Secom – Governo de Rondônia