Nesta terça feira, 4 de outubro é comemorado o Dia da Natureza, uma data criada com o intuito de conscientizar a população a respeito da importância quanto à preservação do meio ambiente. Nesta proposta o Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, destaca importantes ações realizadas em prol da conservação da natureza, com foco educativo, podendo ser citadas a implementação do programa Rio+limpos e outras parcerias com foco no monitoramento da biodiversidade, como o projeto de recuperação de nascentes e rios, intercâmbios de conhecimento entre as comunidades regionais e projetos para o ecoturismo.
Comemorado na primeira semana de outubro, o Dia da Natureza tem por objetivo incentivar a discussão de pautas que auxiliem a preservação do ecossistema, nesta proposta a Sedam vem trabalhando com o compromisso de promover ações de preservação e conscientização ambiental acerca da necessidade de se cuidar da natureza, sendo responsável pela proteção desta em todo o município e define políticas e ações de conservação ambiental.
RIO + LIMPOS
A Sedam vem trabalhando de forma assídua nos projetos de Educação ambiental, visando sensibilizar a população sobre a importância da proteção, conservação e recuperação da natureza, para orientar os estudantes do ensino fundamental e médio sobre queimadas, legislação ambiental e o descarte correto dos resíduos sólidos. Durante as atividades, a Sedam entregou à comunidade cartilhas educativas, levou brincadeiras e orientações ambientais. Os técnicos também ministraram palestras sobre o uso racional da água e prevenção às queimadas.
O projeto de despoluição do programa Rio+limpos, com incentivo de ações de preservação e limpeza da água, tem como objetivo retirar toneladas de resíduos sólidos de rios em todo País. A iniciativa objetiva a qualidade das águas e efluentes (resíduos) do saneamento básico e fortalecer as ações para a preservação de áreas fluviais e a biodiversidade local. Em Rondônia, o primeiro local a receber o projeto foi o Rio Pacaás Novos, em Guajará-Mirim.
NASCENTES
A restauração ecológica é uma das principais ações da Sedam, com o programa de recuperação de nascentes foram realizados projetos à conservação de rios em áreas de preservação permanente e nascentes de água nas regiões Leste e Sul do Estado, para monitorar todas as nascentes existentes do município, em propriedades públicas ou privadas, para fins de proteção e conservação dos recursos hídricos. O trabalho inclui ainda, produção de mudas de espécies nativas, restauração e recuperação de áreas, monitoramento e avaliação ambiental.
MONITORAMENTO BIODIVERSIDADE
A Sedam através da Coordenadoria de Unidades de Conservação realiza durante todo ano, monitoramento da biodiversidade, por meio do Programa Nacional de Monitoramento da Biodiversidade, nas Unidades de Conservação e Parque Estaduais de Rondônia, as equipes de técnicos executam coletas de dados do meio ambiente para avaliar as respostas das populações ou ecossistemas, às práticas de conservação.
A iniciativa possui apoio do Programa de Áreas Protegidas da Amazônia – Arpa, e atualmente é realizado em oito Unidades de Conservação – UC de Rondônia. O programa realizou o monitoramento participativo da biodiversidade e promoveu o envolvimento socioambiental para o fortalecimento da natureza e suas riquezas.
Nesta ação, a equipe da Sedam faz o monitoramento das espécies de mamíferos de médio e grande porte; os grupos selecionados de aves e borboletas, sendo estudados, um a um, para identificar como as espécies reagem às perdas de habitat, as alterações da paisagem, a sobre-exploração de espécies e as mudanças climáticas, permitindo assim, avaliar os impactos de fatores externos que prejudicam a floresta. As informações coletadas em campo servem de indicativos da situação ambiental da floresta, e que vai auxiliar na construção de políticas e ferramentas para a gestão da unidade.
Deixe seu comentário