A campanha dedicará as audiências dos Cejuscs e do Núcleo de Justiça 4.0, às pautas relacionadas a processos em que mulheres são reclamantes.
A Justiça do Trabalho, nos estados de Rondônia e Acre, está comprometida com a promoção dos direitos das mulheres. Como parte das ações em comemoração ao mês das Mulheres, o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) anuncia o lançamento da campanha “Elas Conciliam”. A campanha será lançada no 8 de Março, Dia Internacional da Mulher.
A iniciativa visa dedicar as pautas dos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejuscs) e do Núcleo de Justiça 4.0 exclusivamente a processos em que mulheres atuam como reclamantes ou patronas únicas da causa. O objetivo é fomentar a conciliação, promover a conscientização e fortalecer os direitos das mulheres na esfera trabalhista.
De acordo com o presidente do TRT-14, desembargador Osmar J. Barneze, a ação pontual no dia da mulher servirá como marco inicial, mas a campanha se estenderá por todo o mês de março.
Barneze reforça que todas as demais unidades judiciárias estão sendo incentivadas a aderirem à campanha, e realizar pautas de audiências que priorizem processos com mulheres atuando como advogadas ou demandantes.
“A igualdade de gênero é um compromisso fundamental em nossa jurisdição, e essa iniciativa reforça nosso comprometimento com a justiça e a equidade”, enfatiza o magistrado.
O juiz Auxiliar da Presidência, Augusto Nascimento Carigé, enfatizou que a campanha ‘Elas Conciliam’ vai além da simples celebração do mês das mulheres. Ela desempenha um papel estratégico como etapa preparatória para a VIII Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, agendada para ocorrer entre 20 e 24 de maio de 2024.
Segundo o magistrado, esse esforço não apenas reconhece a importância fundamental das mulheres na conciliação trabalhista, mas também atua como uma iniciativa precursora.
“Ao priorizar a inclusão e dar destaque à conciliação em processos liderados por mulheres, o intuito é fortalecer as bases para uma Semana Nacional da Conciliação mais eficaz e abrangente. Essa abordagem está alinhada aos princípios de justiça e igualdade que orientam o trabalho no tribunal”, ressalta o juiz.
Dia Internacional da Mulher
O 8 de Março simboliza a importância da mulher na sociedade e celebra a história de luta pelos seus direitos. O Dia Internacional da Mulher é uma data que nos recorda da necessidade contínua de avançar em direção à igualdade, respeito mútuo e valorização.
Que a campanha “Elas Conciliam” seja um passo significativo nessa jornada de transformação e reconhecimento das mulheres em todas as esferas da sociedade.
Fonte: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL TRT14
Deixe seu comentário