
Solução energética faz parte das transformações proporcionadas pelo Mercado Livre de Energia
A energia Zero-Grid tem ganhado espaço com o Mercado Livre de Energia em Rondônia. O modelo energético tem como diferencial a economia e o uso completo de energia gerada por placas solares, permitindo a utilização ou armazenamento de 100% da energia gerada pela unidade consumidora, já que não há retorno da energia à rede da distribuidora local. Com isso, o consumidor recebe incentivo e abatimento de alguns tributos.
De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a energia fotovoltaica beneficia mais de 4 milhões de unidades consumidoras no país. Em 2024, foram adicionados à matriz energética 14,3 gigawatts (GW), o que representa alta potência em comparação com outras fontes de energia.
Para os usuários do sistema fotovoltaico, a energia Zero-Grid surge como uma facilitadora. Segundo Marcelo Renê, diretor-geral da empresa Energy Libra, em Rondônia, a Zero-Grid traz diversos benefícios para as unidades consumidoras.
“O consumidor pode diminuir o investimento em infraestrutura, já que a Zero-Grid não exporta para a rede, além de diminuir o valor da fatura. E quem já está no Mercado Livre de Energia só consegue ter a energia solar se for por meio desse sistema”, destacou Marcelo.
Consumo instantâneo
Algumas características têm contribuído para a expansão da energia Zero-Grid em Rondônia. O consumo instantâneo, por exemplo, permite a geração e utilização da energia ao mesmo tempo. E caso haja sobra do potencial energético, é armazenada em bancos de baterias na própria unidade consumidora. A Zero-Grid é indicada tanto para indústrias e comércios, quanto para residências.
“Você pode armazenar parte da energia gerada de dia e usar no período noturno, fugindo da temida hora-ponta, momento em que o preço do kWh sobe sensivelmente para clientes do grupo tarifário A. Para uso industrial e comercial, o sistema Zero-Grid é excelente para qualquer turno de trabalho. A Zero-Grid vai gerar energia e a empresa ou indústria vai consumir de forma instantânea, sem injetar na rede e obtendo isenções tributárias, ressaltou Marcelo.
Mercado Livre de Energia
A busca por novas matrizes energéticas no Brasil tem efeito na criação de novos fornecedores e comercializadores de energia. Além disso, nos últimos anos, essa expansão favoreceu o avanço da tecnologia no setor. No Mercado Livre de Energia, a energia, considerada como matéria-prima, é adquirida de um fornecedor externo (geradora/comercializadora), que negocia diretamente, através de contratos bilaterais, possibilitando melhores preços e condições contratuais.
Dessa forma, a transmissão e a entrega dessa energia continuam a ser realizadas pela distribuidora local, utilizando a rede de média ou alta tensão integrada ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Para a migração ao Mercado Livre de Energia, o processo de transição tem duração de 180 dias e, na maioria dos casos, não é necessário alterar a infraestrutura na unidade consumidora, com exceção para a energia Zero-Grid, em que existem equipamentos específicos necessários para o funcionamento do sistema.
O diretor comercial da Energy Libra, Alex Bissigo, explica os requisitos para aderir ao Mercado e os motivos que colocam esse como o principal sistema energético em crescimento em Rondônia.
“O Mercado Livre de Energia está em alta porque é uma energia de fonte incentivada em que você reduz o valor da fatura em até 40% e sem investimento em 95% dos casos. Ele, hoje, é liberado exclusivamente para o grupo tarifário A, que são aqueles clientes de média ou alta tensão, que possuem demanda contratada”, disse Alex.
No Mercado Livre de Energia, o sistema Zero-Grid promete impulsionar o incentivo pela adesão à energia limpa e renovável.
“É uma modalidade sensacional, que tem por objetivo gerar energia com advento não apenas de placas solares, mas também da energia eólica ou hídrica e usamos um gerenciamento de energia para evitar essa exportação do que é gerado para a rede elétrica da concessionária”, acrescentou Alex.


Fonte: Assessoria
Deixe seu comentário