O médico Dr. José Augusto Pereira da Costa foi convidado pela FHEMERON (Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia), para participar da coleta de sangue na UNIR de Cacoal. A ação acontece na quinta e sexta-feira (03.junh.2022). O médico que mora na cidade, foi voluntário na ação da FHEMERON em busca de abastecer o banco de sangue do estado.
O médico falou a nossa reportagem que, a ação realizada pela FHEMERON em todo estado é muito louvável, e convida as pessoas que se encaixe nas condições de doador a comparecerem para doar.
‘Doe sangue, doe vida…estou fazendo minha parte, faça a sua também…vamos ajudar a abastecer o estoque de sangue em nosso estado”. Disse José Augusto.
O estoque está em situação preocupante por falta de doações. Os grupos O+, A+, O- e A- estão abaixo dos níveis normais, a situação é considerada crítica.
DOAÇÃO DE SANGUE
As duas doenças gripais e a covid-19 deixam as pessoas temporariamente inaptas para doar sangue. Os novos critérios para doação foram estabelecidos pelo Ministério da Saúde em nota técnica para todos os hemocentros do Brasil. Agora, pessoas com suspeita ou que testaram positivo para a doença podem realizar sua doação após dez dias da completa recuperação. Antes, os doadores tinham de aguardar 30 dias.
As orientações para triagem clínica de candidatos à doação de sangue em relação ao risco de infecção pela coronavírus, são as seguintes: pessoas assintomáticas com teste positivo para a doença ficam aptas a doar após dez dias da data da realização do teste, já voluntários que tiveram contato com casos positivos podem doar depois de sete dias da última interação. Quem realizou isolamento voluntário ou por orientação médica fica habilitado a doar após finalizar o tempo de indicação de isolamento.
Quanto às pessoas vacinadas com os imunizantes contra a covid-19 devem aguardar o tempo de sete dias, apenas para a Coronavac, que o doador pode esperar 48 horas para doar.
Deixe seu comentário