Digitalização do agronegócio e futuro das profissões no campo são temas de workshops na Rondônia Rural Show Internacional

Publicada em


Digitalização do agronegócio e futuro das profissões no campo são temas de workshops na Rondônia Rural Show Internacional

 

Com o tema “Do Campo ao Futuro”, a 12ª Rondônia Rural Show Internacional abre espaço para uma temática que está na pauta do mercado de trabalho por causa do avanço tecnológico e a consolidação da Inteligência Artificial. Durante a maior feira agropecuária da Região Norte, que acontece em Ji-Paraná até este sábado (31), o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia (Idep) realiza no seu Espaço Interativo e Dialógico, workshops sobre a digitalização do agro e o futuro das profissões no campo.

 

Além das palestras que visam orientar quem busca atualizar o currículo para vencer os desafios impostos pela tecnologia, o Idep lançou cursos voltados a novas profissões do agro, a exemplo, de operador de drone. Quem se qualifica nesse ofício tem uma vasta gama de oportunidades, tendo em vista que o veículo aéreo não tripulado tem diversas funções no campo como:

 

Monitoramento e mapeamento

Os drones capturam imagens de alta resolução, permitindo a identificação de problemas nas culturas, como doenças, pragas ou deficiências nutricionais, além de mapear a área e identificar áreas de diferentes características.

 

Aplicação de insumos

Podem ser usados para aplicar defensivos, fertilizantes e sementes de forma mais eficiente e precisa, economizando insumos e reduzindo o impacto ambiental.

 

Controle e rastreabilidade de animais

Os drones podem ser usados para monitorar rebanhos, identificar animais perdidos ou em situação de risco, e até mesmo para contagem de animais.



 

Monitoramento ambiental

O equipamento ajuda a identificar focos de incêndio, áreas de desmatamento, e outros problemas ambientais, contribuindo para a proteção do meio ambiente.

 

Agricultura de precisão

Também fornecem dados que permitem a tomada de decisões mais precisas sobre a utilização de insumos e o manejo das culturas, otimizando o uso de recursos e aumentando a produtividade.

 

Polinização

Alguns drones são equipados para realizar a polinização de forma rápida e eficiente, superando os métodos tradicionais e aumentando a produção.

 

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a Rondônia Rural Show Internacional é o ecossistema ideal para se viabilizar a qualificação da mão de obra com foco no agronegócio.

“O propósito do evento é promover o agronegócio, de forma sustentável e com tecnologia rural, proporcionando um ambiente para network e aprendizado”, ressaltou.

 

ZONA URBANA

O curso Operador de Drone faz sucesso também na zona urbana. A moradora do bairro Flodoaldo Pontes Pintos em Porto Velho, Marília Brilhante Fernandes Rios, de 43 anos, aproveitou a oferta da capacitação nessa área para agregar na sua carreira.

“Sou graduada em gestão ambiental, fiz um curso de georreferenciamento, atualmente faço o Curso Técnico em Edificações e saber operar drone vai ser muito importante no meu trabalho”, reconheceu.

 

A presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, enfatizou que a instituição norteia suas ações pela inovação porque o estudante precisa estar atualizado para acompanhar as transformações do mercado de trabalho na era tecnológica.

“O trabalhador precisa se capacitar constantemente porque cada vez mais surgem novidades que impactam  a sociedade moderna.”

 

 

 

Fonte

Texto: João Albuquerque

Fotos: João Albuquerque

Secom – Governo de Rondônia