Dia de Campo sobre revitalização da lavoura cacaueira é promovido pela Emater para capacitar produtores em Cacaulândia, RO

Publicada em


“Dia de Campo sobre Revitalização da Lavoura Cacaueira” na zona Rural de Cacaulândia

 

O Dia de Campo sobre revitalização da lavoura cacaueira foi realizado na propriedade de um produtor de cacau, que fica na zona Rural de Cacaulândia, e teve a participação de dezenas de produtores rurais e técnicos. Os agricultores receberam orientações técnicas com temas desde o melhoramento genético até a comercialização do produto, por meio de palestras.

 

Promovido pelo Governo do Estado, o evento é coordenado pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater e Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, em parceria com a Prefeitura de Cacaulândia.

Durante o Dia de Campo, técnicos da Emater, da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira –  Ceplac, e outras instituições palestraram e promoveram estações em meio a lavoura com oficinas para os produtores rurais sobre os temas: melhoramento genético, sistema agroflorestal, principais pragas e doenças, crédito rural, revitalização da lavoura cacaueira, mercado e comercialização.

Agricultores receberam orientações técnicas com temas váriados por meio de palestras

 

O gerente do escritório local da Emater em Cacaulândia, Henrique Marchi, destacou que o evento é uma oportunidade para se ter acesso às propriedades que são referências na produção, como a do produtor rural, Gelson Castro.



“O Gelson possui uma propriedade com um alqueire de terra e 100% dela consiste no cultivo do cacau seminal. Há cinco anos, nos procurou e disse que estava com a produtividade baixa e que não conseguia cumprir com as despesas mensais, somente com a cultura do cacau. Diante disso, realizamos uma análise de solo para detectar as deficiências e fizemos a correção de solo, a adubação e poda de limpeza. Na safra seguinte, o Gelson conseguiu ter um acréscimo de 180% na sua produção. Hoje podemos dizer que Cacaulândia teve um produtor que fez acima de R$ 50 mil em um alqueire de cacau seminal”, detalhou Henrique Marchi.

Produtor que sediou o Dia de Campo foi premiado com 3° melhor cacau de Rondônia, na Safra 2021, no concurso Concacau

 

Na safra de 2021, o produtor Gelson Castro foi premiado com o 3º melhor cacau de Rondônia no concurso Concacau. O produtor agradeceu todo o apoio recebido para a melhoria da produção e se diz estar muito satisfeito com a mudança desempenhada na propriedade. “Hoje em dia eu me sinto realizado e muito honrado, só pelo fato de ter as condições e conhecimento para produzir o cacau fino”, frisou o produtor.

 

O gerente Regional da Emater na região do Vale do Jamari, Matheus Folador, reiterou que o Dia de Campo é uma oportunidade para se ter contato direto com produtores e extensionistas. “Revitalizar e fortalecer a cacauicultura no Vale do Jamari é uma das missões da Emater. O cacau se tornou uma ótima oportunidade de renda dentro das propriedades rurais com um valor muito bom no mercado, com preços atrativos para os cacauicultores”, concluiu.

 

Fonte
Texto: Jeferson Almeida
Fotos: Matheus Folador
Secom – Governo de Rondônia