Esta é a oitava fuga da Casa de Ressocialização de Ariquemes registrada em pouco mais de um ano. Última fuga aconteceu em agosto deste ano.
Dez detentos fugiram do Centro de Ressocialização de Ariquemes (RO), no Vale do Jamari, na manhã deste sábado (8). Segundo o gerente regional da Secretaria de Justiça de Rondônia (Sejus), os presos serraram a grade da cela e conseguiram acesso à área externa.
Desde que a penitenciária foi inaugurada, em julho de 2017, esta foi a oitava fuga de presos registrada na unidade, que custou R$ 10 milhões aos cofres públicos.
Histórico de fugas
Esta foi a oitava fuga de presos registrada no novo presídio de Ariquemes, inagurada em 27 de julho de 2017. A construção iniciou em 2008 e a previsão era de ser entregue em 2010, mas só foi entregue sete anos depois.
Uma semana após ser inaugurada, 11 presos serraram as grades de duas celas e fugiram. No dia 17 de agosto de 2017, outros dois presos fugiram da unidade.
Em setembro, mais 15 presos conseguiram sair das celas durante a noite e fugiram do presídio. Todos os detentos estavam na mesma cela e fugiram após serrar as grades.
A quarta fuga de presos registrada, aconteceu na noite do dia 11 de outubro, quando quatro detentos fugiram da unidade.
Em novembro de 2017, outros sete presos fugiram do presídio depois de também serrarem as grades da cela onde estavam. Eles entraram em uma área de floresta, que fica próxima ao presídio, o que dificultou o trabalho de recaptura dos detentos.
Em maio deste ano, oito apenados que estavam na cela B2 fugiram do Centro de Ressocialização depois de serraram as grades. Os presos escaparam após escalar e pular as três cercas de proteção da unidade prisional. Pedaços de uniformes dos detentos que fugiram ficaram enroscados nas concertinas e outras ficaram no chão.
A sétima fuga foi registrada em agosto, quando quatro detentos aproveitaram o momento em que água estava sendo distribuída aos presos, serraram as grades e fugiram. Os agentes penitenciários chegaram a ver os presos escalando as grades de proteção, mas não conseguiram impedir a fuga.
Fonte:G1/RO
Deixe seu comentário