Detran vai atuar durante o carnaval por um trânsito mais seguro e sem acidentes

Publicada em


#Carnaval consciente

 

Com participação ativa nos 14 dias de carnaval, numa campanha intensa por um trânsito seguro e sobre os riscos envolvidos no binômio álcool e direção, equipe de profissionais do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) percorrerão as avenidas de Porto Velho em companhia de agentes da Prefeitura da Capital e parceiros, para levar aos foliões todas as orientações necessárias para um carnaval de alegria, sem violência e sem acidentes de trânsito.

Segundo Sidney Rodrigues, chefe da Divisão de Campanhas Educativas da autarquia, o Detran estará em todos os blocos, e especialmente neste sábado, na “Banda do Vai Quem Quer”, com participação e no sistema de som, para levar orientações essenciais para segurança no trânsito. “Daremos continuidade ao trabalho realizado anualmente, seguindo o calendário municipal, dirigindo especialmente aos blocos carnavalescos, com distribuição de material educativo”, disse observando que técnicos do Detran estarão também nos estabelecimentos (bares), colocando em prática o Projeto Motorista Camarada, a fim de evitar os riscos de acidentes por condutores embriagados, lembrando que bebida e direção não combinam e nem têm razão.



O diretor-geral do Detran, Neil Aldrin Faria Gonzaga, chegou a fazer um apelo aos foliões, na manhã desta sexta-feira (01), ressaltando que a conscientização para um trânsito seguro é dever de todos, e principalmente de quem for brincar o carnaval. “Na empolgação da festa a pessoa pode exceder no consumo de bebida alcoólica, e neste caso é importante que o indivíduo tenha consciência de usar o transporte alternativo ao retornar para casa”, disse sublinhando que álcool e direção é uma mistura fatal, um binômio que não se harmoniza e, portanto avesso à vida.

Neste ponto, o técnico Sidney Rodrigues disse que a equipe do Detran também atuará nas ruas com trabalho intensivo em pontos estratégicos da cidade, sempre com a missão de orientar e levar mais segurança para foliões e organizadores, num trabalho que tem o apoio de todos. O organizador do bloco “Até que a noite vire dia”, Luiz Carlos Silva, por exemplo, enalteceu o trabalho dos técnicos Detran e da Prefeitura, destacado a competência do grupo e a importância do trabalho orientador. “Não é fácil lidar com uma multidão de pessoas todos os anos, por isso é necessária essa interação com os órgãos de segurança, para sensibilizar os brincantes da importância de se manter um espírito de diversão mais consciente e responsável consigo mesmo e com o próximo.”, afirma.

 

 

Fonte
Texto: Cleuber Rodrigues Pereira e Eleni Caetano
Fotos: Ésio Mendes e Jérson Magalhães (arte)
Secom – Governo de Rondônia