Cumprindo um cronograma de ações educativas que inciaram nesta segunda-feira (28/08), e seguem até o dia 1º de setembro, na regional do município de Jaru, o Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia esteve com estudantes das Escolas Estaduais de Ensino Fundamental Nilton Oliveira de Araújo e Governador Jorge Teixeira de Oliveira. Os alunos dessas unidades de ensino participaram de uma ação educativa de trânsito, promovida por voluntários da Escola Pública de Trânsito – EPT.
As ações da Autarquia estão em conformidade com a Resolução nº 918 do Conselho Nacional de Trânsito – Contran, que estabelece a mensagem “No trânsito, escolha a vida”, que constam no cronograma das campanhas educativas de trânsito a serem realizadas de janeiro a dezembro de 2023.
ATIVIDADES EDUCATIVAS
A atividade tem como intuito, conscientizar e educar os estudantes sobre a importância da segurança no trânsito. A iniciativa reuniu 264 alunos do 6º ao 9º ano e buscou proporcionar uma abordagem educativa inovadora sobre as regras de trânsito, por meio de atividades lúdicas e interativas. Quem participou da ação aprendeu na prática sobre o respeito às sinalizações, necessidade do uso do cinto de segurança e do capacete, bem como a importância de serem pedestres conscientes.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a educação é a base para cultivar cidadãos conscientes no trânsito.
“Ver os alunos se envolvendo e aprendendo de maneira interativa, fortalece nossa confiança em um futuro de segurança nas estradas”, opinou.
DISTRITO DE BOM JESUS
Na terça-feira (29/08), a equipe esteve nas escolas localizadas no Distrito de Bom Jesus. Pela manhã, as atividades educativas se concentraram na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Marechal Costa e Silva. A palestra foi direcionada para 100 alunos de 8 a 18 anos. No período da tarde, a ação contou com as participações de 234 estudantes, de 8 a 18 anos, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Marechal Costa e Silva.
O diretor da Escola Pública de Trânsito, Renato Ramalho destacou que, o objetivo das ações é capacitar os jovens, não apenas para serem condutores conscientes, mas sobretudo, agentes de mudança, que promovam ativamente a segurança no trânsito.
“Em Jaru estaremos em dez escolas promovendo cidadania para alunos, com palestras lúdicas e atividades interativas com o público.”
O diretor-geral do Detran/RO, Léo Moraes ressaltou que, as ações educativas desenvolvidas nas escolas reforçam a importância da conscientização desde cedo.
“Investir na formação de cidadãos responsáveis no trânsito é uma prioridade fundamental para o Detran”.
Fonte
Texto: Miro Costa e Jarlana Davy
Fotos: Miro Costa
Secom – Governo de Rondônia
Deixe seu comentário