Deputados acolhem reivindicações dos policiais penais e agentes socioeducativos

Publicada em


Categorias querem ser contempladas com melhorias salariais e valorização das carreiras

 

Os deputados estaduais se reuniram na manhã desta terça-feira (06) com a direção do Sindicato dos Policiais Penais e dos Agentes de Segurança Socioeducativos do Estado de Rondônia (Singeperon), além de integrantes das duas categorias, que apresentaram uma série de reivindicações como melhorias salariais e valorização das carreiras.

 

O presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano (Republicanos) acolheu a todos em seu gabinete e disse que a Assembleia conhece as dificuldades e está de portas abertas para contribuir com a construção de um diálogo com o Governo, que possibilite avanços que contemplem os anseios dos servidores.

 

“É uma pauta justa e que conta com apoio irrestrito desta Casa. Os policiais penais realmente estão com os salários defasados, assim como os agentes socioeducativos, e aguardam uma posição do Governo sobre melhorias, que nunca acontecem. Aproveito para cobrar uma postura mais efetiva por parte do secretário da Sejus, Marcos Rito, que tem deixado a desejar enquanto gestor”, destacou Redano.

 

A presidente do Singeperon, Dahiane Gomes, fez um breve relato da situação dos servidores da Sejus, que desde 2013 não recebem nenhum reajuste ou política de valorização, com os salários tendo o seu poder de compra reduzido a cada ano, com a inflação. “Estamos aqui com representações de praticamente todos os municípios. Nosso último reajuste foi conquistado após 58 dias de greve. Pedimos apoio dos deputados para que consigamos uma audiência com o governador Marcos Rocha, para sensibilizá-lo das nossas dificuldades, enquanto servidores”, disse Dahiane.



 

Segundo ela, “a categoria está aberta ao diálogo e sabemos também que não se pode repor todas as nossas perdas, mas é preciso dar o primeiro passo. Os policiais penais são da segurança pública e não podemos deixar de ser contemplados com um reajuste, enquanto outras categorias da segurança são”.

 

O deputado Anderson Pereira (Pros) disse que as pautas encaminhadas pela Sejus estão trancadas na Casa, a pedido dele e aceito pelo presidente Alex Redano. “Não queremos radicalizar, pois entendo que o diálogo é o melhor caminho possível. O Governo há quase três anos promete encaminhar o PCCR, mas não avança. Agora, não podemos aceitar que os policiais penais fiquem de fora do reajuste que está sendo dado à segurança pública”, acrescentou.

 

Anderson também criticou a demora em enviar a regulamentação dos policiais penais. “Não tem nenhum ônus para o Governo, mas ainda assim é demorado e não tem uma explicação para essa falta de ação da Sejus”.

 

Participaram do encontro os deputados Jair Montes (Avante), Dr. Neidson (PMN), Ismael Crispin (PSB), Luizinho Goebel (PV), Adelino Follador (DEM) Cassia Muleta (Podemos), Cirone Deiró, Geraldo da Rondônia, José Lebrão (MDB), Edson Martins (MDB) e Ezequiel Neiva (PTB). Todos manifestaram apoio à causa dos policiais penais e dos agentes socioeducativos e apoiam um encontro das categorias com o governador, em busca de um entendimento que traga benefícios aos servidores, dentro das possibilidades do Estado.

 

 

Texto: Eranildo Costa Luna-ALE/RO

Foto: Diego Queiroz-ALE/RO