Deputado Federal Lucas Follador intermedia reunião de viabilidade para abertura de novas áreas de exportação para carne bovina

Publicada em


 

Com a intermediação do deputado federal Lucas Follador (PSC), aconteceu nesta quarta-feira, 13, em Brasília, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), uma audiência com participações remotas de representantes da Secretaria de Agricultura de Rondônia (SEAGRI) e de Indústria e Comércio; FAPERON (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia) e da Associação dos Frigoríficos do Estado onde foram discutidas as possibilidades de habilitação para mercados firmes de exportação de carnes bovinas e a busca da expansão da comercialização da carne com a China.

Com a presença do deputado Lucas Follador, a reunião foi transmitida diretamente do gabinete da Auditora Fiscal Federal Agropecuário, Senhora Ana Lúcia de Paula, ainda com a presença da Coordenadora-geral de controle e avaliação do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal – DIPOA/MAPA, Senhora Juliana Satie Becker

Na ocasião foram abordados questionamentos sobre a abertura de novos mercados de exportação da carne, assim como a valorização do comércio do boi de Rondônia, sendo ainda discutidas medidas de aumento da exportação para a China, onde atualmente apresenta maior valorização do produto.

“Rondônia se destaca pela qualidade do nosso rebanho e consequentemente pela qualidade de nossa carne, mas precisamos tornar o Estado protagonista no campo da exportação, principalmente para países que rentabiliza melhor nossa carne, como o mercado chinês. Hoje contamos apenas com uma planta frigorifica habilitada para esse mercado, com isso no estado não tem gerado concorrência na busca do “Boi China” e consequentemente não tem gerado valorização da cadeia pecuária. Mas precisamos criar uma interlocução junto ao MAPA e o Governo Chinês para agilizarmos a habilitação das demais plantas do estado”, esclareceu o deputado federal Lucas Follador.



Em conclusão deste encontro remoto ficou estipulada a inserção do MAPA dentro do “Grupo de Trabalho” que já vem atuando na implementação de estudos de viabilidade de abertura de novos países na exportação da carne, assim como na expansão de comércio para a China.

O deputado federal Lucas Follador, frisou o compromisso de articulador no trabalho entre o Estado com o MAPA, em especial nesta questão de visualização de novos mercados de exportação, frisando a importância de todos os esclarecimentos apresentados na reunião para que assim possa ser ofertado maior agilidade nos processos deliberados.

Hélio Dias, presidente da Faperon, agradeceu a iniciativa a representatividade do deputado Lucas Follador em acolher a causa e se tornar um representante do segmento no cenário federal. “Estamos muito satisfeitos com essa entrada dinâmica do Lucas Follador no congresso, de fato já assumindo a posição de representar os interesses da nossa classe, de abraçar as questões que envolvem a economia do Estado. Essa reunião já é um grande passo para acalcarmos grandes resultados dentro de tudo que há muitos anos a classe produtora tem buscado”.

CLIQUE AQUI E SIGA O PORTALP1 NO YOU TUBE
CLIQUE AQUI E SIGA O PORTAL P1 NO INSTAGRAM
GRUPO DE NOTÍCIAS DO PORTAL P1 NO WHATSAPP