Parlamentar já havia cobrado quando já se previa a falta de material; serviço pode parar de vez
No início do ano, o deputado estadual Adelino Follador (DEM) já havia alertado os dirigentes do Instituto de Identificação Civil e Criminal (IICC) e da Secretaria da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), sobre a falta de material para emissão de carteiras de identidade em algumas cidades do interior.
O primeiro município a apresentar dificuldades ao parlamentar, foi Machadinho do Oeste, o que levou o deputado, no início de março, a reclamar e pedir providências ao Governo do Estado, mas o problema só se agravou, e atualmente quase todos os municípios já suspenderam o atendimento. Na semana passada, a Prefeitura da 3ª maior cidade do Estado, Ariquemes, também suspendeu o serviço.
Este atendimento, que beneficiou milhares de pessoas em todo estado, foi um esforço conjunto entre o deputado Adelino Follador e o ex-diretor geral do IICC, Júlio Kasper, que apresentou o projeto ao parlamentar, que destinou emenda para aquisição de 17 Kit’s Biométricos (equipamento necessário para confecção do Registro Geral – RG), dando início ao projeto que se estendeu para todo estado.
“Alguns prefeitos já estão falando em cancelar o convênio com o Estado, o que é um retrocesso muito grande, depois de todo esforço para a implantação do Projeto e os benefícios no atendimento a milhares de pessoas, esse trabalho só foi possível através das parcerias em que as prefeituras disponibilizaram salas e funcionários para este atendimento, se acabar esta parceria todo mundo perde, principalmente a população”, disse Adelino.
O deputado Adelino esteve com o secretário chefe da Casa Civil, José Gonçalves da Silva Junior, pedindo providências urgentes, tendo garantias do secretário, de que o problema será resolvido em breve.
Texto: Assessoria
Foto: Marcos Figueira
Deixe seu comentário