Depressão está crescendo entre os adolescentes de Jaru

Publicada em


Casos são registrados diariamente, de acordo com levantamento feito pelo PortalP1

Imagem Ilustrativa/Internet

 

Uma tristeza profunda vem se espalhando entre os jovens — particularmente nas meninas e é por isso que o Portal de informações P1, um dos mais acessados do estado de Rondônia, foi procurado por alguns adolescentes, que notaram a “tristeza” e também a mudança de comportamento nalguns colegas.

 

De acordo com alguns profissionais de saúde de Jaru (RO) distante de Porto Velho 290 KM, algumas adolescentes, tem apresentado quadro clínico ‘grave’. Uma profissional que pediu para não ser identificada, disse que os atendimentos neste ano, superaram todos os outros. O diagnóstico? Depressão.  “Foi notada uma busca relevante de adolescentes por tratamentos em saúde mental, mas não há registro ou estudo formal ou números oficiais para confirmar isso”, disse a profissional.



 

O PortalP1 ainda ouviu adolescentes de algumas escolas públicas de Jaru e a surpresa foi gigantesca. O caso mais complicado, é de uma mãe que teve de deixar o emprego para cuidar da filha adolescente, que tem 13 anos e já tentou suicídio algumas vezes.

“Minha filha está numa tristeza profunda, que nada, ninguém, nem mesmo ela consegue saber de onde vem. Ela não come direito, não dorme adequadamente, não se alegra com nada e já se cortou em vários pontos do corpo, especialmente os pulsos. Ficamos de olho nela, o tempo todo”, disse a mãe.

Os impactos na adolescência

Estudos comprovam que é nessa fase da vida que o desenvolvimento social e escolar evolui a pleno vapor. Daí porque a depressão pode ser particularmente perigosa quando ocorre entre os 12 e 17 anos “O adolescente é mais suscetível a apresentar um quadro grave rapidamente. Ele tem menos recursos que um adulto, que já está encaminhado na vida, para lidar com o problema”, disse Miguel Angelo Boarati, que é Psiquiatra da Infância e Adolescência, do Hospital das Clínicas de São Paulo.

 

 

Da Redação PortalP1