Dengue registra números exorbitantes em Cacoal, RO e Jaru, RO

Publicada em


Foto: Assessoria

 

Jaru e Cacoal, RO registraram números exorbitantes nos casos de infectados por dengue, nos últimos dois meses. Apesar das duas prefeituras através dos órgãos competentes intensificarem o trabalho de combate ao vetor da doença, mais de 40% das mortes pela doença no estado em 2022 foram na cidade de Cacoal, RO, informou o G1/RO nesta quarta-feira, 21 de dezembro.



Jaru segue com números altíssimos de contaminados pela doença e outro fator preponderante, é a quantidade de sujeira, lixo, terrenos baldios e no mínimo mal cuidados, que ajudam na proliferação da doença.

Ainda conforme informações da Secretaria de Estado da Saúde – Sesau –, Rondônia já contabilizou mais de 11 mil casos de dengue em 2022. Os órgãos de saúde, como a Vigilância Ambiental em Saúde, confirmaram que esse novo surto de dengue é mais grave do que vistos em anos anteriores.

Um estudo divulgado pela Organização Mundial de Saúde – OMS – dá conta de que o vírus predominante é o do tipo 2, que é mais agressivo, podendo deixar marcas neurológicas, inclusive.

Em todo o estado foram registradas 15 mortes por dengue e mais de 11 mil casos este ano. No Brasil, 2022 já tem o maior número de óbitos contabilizados desde 2015.

Outra informação importante, é que o resultado da investigação que apontou as novas mortes, foi confirmado ontem, 20 de dezembro. Os casos, no entanto, ainda não constam no boletim epidemiológico, informou o G1/RO.

 

Portal P1