O Governo do Estado, por meio da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia – Idaron promoveu o 1° Encontro de Produtores Rurais do Vale do Anari (RO).
A atividade faz parte do calendário de ações da Coordenação de Educação Sanitária, e teve como objetivo orientar os agricultores e pecuaristas sobre as medidas de prevenção de doenças e pragas de relevante impacto econômico e alertar sobre o papel do Estado e da iniciativa privada para a manutenção dos status já conquistado pela agropecuária de Rondônia.
A iniciativa contou com a participação de 131 produtores rurais, estudantes, lideranças comunitárias, além de entidades privadas ligadas ao setor agropecuário. Foram ministradas palestras sobre “Responsabilidade compartilhada e os desafios para manutenção da zona livre de febre aftosa sem vacinação” e “Sistema de Fiscalização de Agrotóxicos – Siafro – responsabilidades compartilhadas”, comentou.
O governador Marcos Rocha falou das potencialidades das cidades na região do Vale do Anari,
“a região tem muitas localidades que apresentam um desenvolvimento sustentável e econômico com sensível impacto na balança econômica do Estado, por isso se faz importante que Rondônia esteja atento à região, levando, além de fomento, a orientação quanto às ações de biosseguridade”, acentuou.
A região do Vale do Anari representa um grande polo produtivo, tanto de produtos agrícolas quanto de animais. A região possui 2,4 mil propriedades cadastradas no sistema da Idaron como áreas produtivas.
O presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres destacou a importância dessas parcerias para a conscientização de todos
“os profissionais da Agência estão sempre presentes na região, em atividades, promovendo assim, educação sanitária e convidando o homem do campo a estar sempre alinhado às ações de Governo”, destacou.
Fonte
Texto: Toni Francis
Fotos: Idaron
Secom – Governo de Rondônia
Deixe seu comentário