O governo de Rondônia concluiu a III edição do Curso de Segurança de Autoridades (Segaut), nesta quinta-feira (19), em Porto Velho, formando 25 novos profissionais, entre oficiais e praças, dos estados de Rondônia, Pará e Tocantins. O curso teve como objetivo formar agentes de proteção às autoridades, com foco em conhecimentos técnicos e táticos para garantir a integridade física e moral, promovendo integração e um ambiente de cooperação e aprendizado.
Durante a cerimônia de encerramento foi lembrada a dedicação e o esforço dos participantes ao longo de 31 dias de formação. O curso, coordenado por uma equipe da Casa Militar da Governadoria, contemplou atividades desde escolta motorizada e a pé, até temas mais complexos como defesa pessoal, combate veicular, atendimento pré-hospitalar tático policial, varredura de ambientes e prevenção contra artefatos explosivos, além de diversas outras técnicas de segurança.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os investimentos em segurança pública são fundamentais para a manutenção da ordem e paz social.
“O curso demonstra como o governo está preparando os agentes para atuarem com, ainda mais, eficiência, técnica, conhecimento e segurança”, salientou.
DESTAQUE
Entre os formandos, um nome se destacou pelo excelente desempenho nas instruções teóricas e práticas: o major da Polícia Militar do Tocantins, Marcus Vinícius de Farias, que conquistou o primeiro lugar no curso. “Estou feliz em concluir o Segaut, e acredito que foi um privilégio vir a Rondônia para realizar esta formação, que é considerada referência para outros estados pelo conhecimento e inovação nos protocolos adotados. A troca de experiências também foi enriquecedora, por isso retornarei desta missão muito mais qualificado e preparado”, frisou.
O coordenador do curso, major PM Élvis Jácqson Ramos, evidenciou o processo seletivo e as expectativas aos novos profissionais.
“O processo seletivo foi desafiador, mas essencial para garantir que os profissionais que ingressaram no curso estivessem qualificados para a responsabilidade de proteger as autoridades. O desempenho da turma foi excelente, e temos um grupo de profissionais capacitados para situações de risco e, assim, poder garantir a segurança das autoridades, com eficiência e competência.”
ETAPAS
O processo seletivo para Segaut foi dividido em três etapas:
A primeira, de caráter eliminatório, consistiu na análise das inscrições;
Na segunda fase, os candidatos enfrentaram o Teste de Aptidão Física (TAF); e
Na terceira etapa, o Teste de Aptidão de Tiro (TAT), eliminatório e classificatório.
Conforme a Casa Militar, a seleção não foi apenas um desafio físico e técnico, mas também um teste de resiliência e capacidade de adaptação, essencial para profissionais que se dedicam a proteger autoridades e garantir a ordem pública.
Fonte
Texto: Jackson Vicente
Fotos: Daiane Mendonça e Nilson Santos
Secom – Governo de Rondônia
Deixe seu comentário