Curso de Barbeiro do Idep atrai jovens em início de carreira em RO

Publicada em


 

Aos 21 anos, João Pedro Oliveira Souza já trabalhou entregando panfletos, foi repositor de supermercado e recepcionista de hotel. Com o ensino médio completo e trabalhando, numa loja de tintas no horário comercial, matriculou- se à noite no Curso de Barbeiro, que o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional – Idep está ofertando no polo Flora Calheiros, na Zona Leste de Porto Velho.

“Eu abracei essa oportunidade porque é um curso gratuito. Barbeiro é um trabalho muito bonito, pois mexe com a autoestima das pessoas”, justifica o estudante que mora no bairro Esperança da Comunidade, na Zona Leste. Segundo ele, muitos jovens da região estão também apostando nessa profissão, que antes era exercida  por pessoas mais velhas.



Os cursos do Idep nessa área atraem quem está em início de carreira, pelo fato de o mercado da beleza masculina ter crescido vertiginosamente nos últimos anos, dando aos profissionais desse ramo visibilidade porque ditam tendências no visual dos clientes, cuja vaidade é cada vez mais evidenciada, muitas vezes sob a influência de famosos, os quais exibem com frequência estilos de barba e cortes de cabelo.

De acordo com a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, a missão do órgão gestor da educação profissional em Rondônia é justamente motivar a juventude a ingressar no mercado de trabalho; com competências capazes de vencer os desafios que surgem com as constantes transformações no mundo do trabalho.

 

“Lançamos os cursos, conforme a vocação econômica local, sempre levando em consideração o progresso econômico, aliado ao desenvolvimento social”, frisa ela, acrescentando que o Curso de Barbeiro ilustra dois importantes eixos que norteiam a missão pedagógica do Idep: o empreendedorismo que motiva abrir o próprio negócio e a reconversão profissional, ou seja, adaptação às novas tendências de mercado.