Foi realizada na manhã desta quinta-feira (24), no auditório do Ministério Público em Jaru, a palestra sobre o aplicativo Guardiões da Amazônia.
O aplicativo visa facilitar a denúncia feita por populares quando houver algum incêndio, desmatamento ou queimada.
Estiveram presentes durante a palestra o Major Ribeiro que é Comandante Operacional de Bombeiros de Rondônia, o Tenente Rosset que é Comandante do 3º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Jaru, o Promotor de Justiça Fábio Casaril, Tenente Manfré da Polícia Militar de Jaru, e o desenvolvedor do aplicativo, José Mario Fraga Miranda que é Servidor Civil do Exército Brasileiro.
Segundo Mario Fraga, o aplicativo foi desenvolvido em maio deste ano, e lançado no dia 05 de junho, e já atende Rondônia, Acre, Amazonas e Altamira no Pará, com pretensão de crescer para o país inteiro.
Qualquer ato ilegal contra o meio ambiente pode ser fiscalizado pela própria população através de tal aplicativo, tendo em vista que qualquer popular que baixar o aplicativo poderá fazer denúncias de forma mais rápida, fácil e até mesmo anônima.
É um aplicativo disponível tanto para Android como IOS, e possui um layout didático, afim que qualquer pessoa tenha facilidade em usá-lo.
O aplicativo Guardiões da Amazônia, está interligado diretamente com o Corpo de Bombeiros, a Secretária de Meio Ambiente e o Ministério Público, tendo em vista que possui um sistema de georreferenciamento, que é um grande aliado para que o aplicativo possa identificar o local e concluir a denúncia.
O aplicativo é de fácil uso, basta baixar na plataforma correspondente ao celular, fazer um cadastro (se desejar) ou até mesmo usá-lo de forma anônima, e para enviar uma denúncia, a pessoa tira uma foto do local que está acontecendo o crime, e a denúncia será prosseguida.
Se acontecer do usuário estar offline no momento que quiser fazer a denúncia, ele pode realizar o procedimento normalmente, tirando a foto, selecionado o tipo de crime que quer denunciar e quando estiver conectada a internet a sua denuncia será enviada.
Mario Fraga relatou que após um mês de lançamento do aplicativo, já tinham 38 municípios cadastrados em Rondônia, mais de 7.500 downloads e mais de 1.500 denúncias realizadas.
Jornal Eletrônico Portal P1
Deixe seu comentário