Conselho Federal de Farmácia autua estabelecimentos que trabalham irregular em Porto Velho

Publicada em


Nos primeiros seis meses desse ano, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) o Conselho Regional de Farmácia de Rondônia (CRF-RO), inspecionou 1.898 estabelecimentos, dos quais 736 em Porto Velho. Tanto o conselho federal quanto o estadual vem intensificando as fiscalizações nos estabelecimentos farmacêuticos aplicando primeiramente a Ficha de Fiscalização do Exercício das Atividades Farmacêuticas (FFEAF), que resultou na autuação de várias firmas em todo o Estado.

De acordo com o Setor de Fiscalização, de 1º de maio a 28 de junho deste ano foram inspecionadas 331 farmácias em Porto Velho e pelo menos 47 apresentaram irregularidades que culminaram com autos de infração aplicados pelos farmacêuticos fiscais. Em cumprimento a 23 termos de visita nos distritos da capital: Nova Califórnia, Extrema, Vista Alegre do Abunã, União Bandeirantes e Jaci-Paraná, no período de 21 a 26 de junho, a fiscalização autuou uma empresa em Jaci-Paraná e aplicou a FEAF nas demais.



Paralelamente às fiscalizações, os fiscais e a Diretoria do CRF-RO têm promovido reuniões para orientações técnicas voltadas aos farmacêuticos, proprietários de estabelecimentos farmacêuticos, entre outros setores da saúde, como a Vigilância Sanitária. Nessa quinta-feira (28), o farmacêutico fiscal, Thiago Fernandes, promoveu palestra para 24 farmacêuticos e representantes da Vigilância Sanitária de Alta Floresta do Oeste; e com 12 farmacêuticos de Alto Alegre do Parecis.

Para o presidente do CRF-RO, João Dias Junior, a ficha de verificação é um dos maiores avanços da assistência farmacêutica, porque faz o farmacêutico atentar para a responsabilidade da atividade que exerce, pois no caso de infração ele responde juntamente com o proprietário.