Conheça a história de Ruy Zimmer, ex-prefeito de Jaru RO morto nesta sexta-feira em Porto Velho, RO

Publicada em


Prefeito Ruy Zimmer (de camiseta azul) concedendo entrevista à imprensa na inauguração do segundo escritório da Expoaja em Jaru (Foto: Acervo Pessoal de Elias Gonçalves)

 

O ex-prefeito de Jaru, Ruy Luiz Zimmer, responsável por administrar o munícipio de 1993 a 1996, faleceu na tarde desta sexta-feira (29/09), aos 68 anos, em Porto Velho (RO).

 

O Portal P1 apurou que Zimmer havia sofrido um AVC há um bom tempo e, em virtude disso, estava se internando com frequência. Há alguns dias estava internado na UTI do Hospital 9 de Julho na Capital, mas não resistiu e foi a óbito nesta tarde.

 

Ruy Luiz Zimmer nasceu em 06 de maio de 1955 no município de Santa Rosa (RS). Filho de Dealmo Zimmer e Irma Zimmer, ele residiu ainda na cidade gaúcha de Novo Hamburgo, quando, em 1977 veio para a região norte e fixou residência em Manaus. Zimmer morou na capital amazonense por cerca de cinco anos e em abril de 1982 chega ao recém-criado município de Jaru. Ruy Zimmer se casou em 1982 com Filomena Pantoja, poucos meses após chegar à cidade de Jaru. Dessa união nasceram dois filhos: Janaína e Ruy Junior e ambos residem em Porto Velho.

 

Zimmer relatou em entrevista ao escritor Elias Gonçalves no ano de 2006, por ocasião da produção do livro Vivendo Nossa História, que o perímetro urbano jaruense era muito pequeno e não havia sequer calçamento nas ruas. Além disso, a energia elétrica era fornecida somente por seis horas diárias.



“Jaru era um município sem a devida infraestrutura, porém a população era entusiasmada e confiante no futuro”, relatou o ex-prefeito na entrevista.

 

A entrevista exclusiva que Zimmer concedeu ao escritor jaruense Elias Gonçalves revelou que as principais virtudes dele se referem à coragem para trabalhar e disposição para vencer os desafios que a vida impõe ao ser humano. Zimmer diz que nas horas vagas prefere um lazer em meio a um ambiente com a natureza preservada, o consumo sustentável, ou seja, é preciso agir pensando nas consequências das ações para o meio ambiente.

 

Ruy Zimmer se formou em Odontologia pela Universidade do Amazonas. Ele exerceu a profissão por vários anos e em 1992 foi escolhido como candidato a prefeito pelo Partido dos Trabalhadores (PT), agremiação política a qual pertencia. Na ocasião Zimmer foi eleito 5879 votos na eleição ocorrida no dia 15 de novembro daquele ano. A posse do prefeito eleito aconteceu em 1.º de janeiro de 1993, com grandes expectativas por parte da população, pois em virtude de divergências políticas, o município havia saído de uma intervenção há menos de um ano.

 

O ex-prefeito Ruy Luiz Zimmer relatou algumas das principais obras de sua administração, segundo ele, sempre voltada para o bem-estar dos mais necessitados. Dentre as ações citadas estão as seguintes: atuação firme nas creches e no 1.º Grau (hoje conhecido como Ensino Fundamental), atuação com firmeza na construção de pontes e bueiros na área rural. De acordo com Ruy Zimmer a área da saúde e assistência social também receberam atenção da prefeitura durante todo o tempo em que foi responsável por administrar Jaru.

 

Ruy Luiz Zimmer se definiu em entrevista a Elias Gonçalves no ano de 2006 como um ser humano lutar em benefício da família e da vida. Após concluir o mandato para qual foi eleito, Zimmer deixou a política de lado e voltou a exercer o seu ofício na área de odontologia, sua formação acadêmica e, principalmente a vocação e o talento que apresentara em vida.

 

A morte do ex-prefeito nesta sexta-feira (29/09), deixa uma grande lacuna na história política local. Ruy Zimmer é o terceiro ex-prefeito de Jaru a falecer. Antes dele já faleceram Sidney Rodrigues Guerra, em 28 de outubro de 2003 e Ademário Serafim de Andrade, o Dema, em 01 de maio de 2014.

 

 

portal p1