Como estabelecer limites saudáveis nos relacionamentos

Publicada em


Leia e se aprofunde nesse assunto

 

O respeito mútuo é vital em uma relação saudável. Qualquer relacionamento é uma via de mão dupla, então certifique-se de que o respeito vá para os dois lados e que ambos sejam claros sobre onde estão os limites.

 

Seja direto sobre seus limites dizendo ao seu parceiro exatamente o que eles são. Deixe-os saber as coisas que você é e não está disposto a fazer por elas. Quanto mais específico você for, melhor será que seu parceiro entenderá onde estão os limites.

 

Pode ser estranho no início ser tão específico sobre seus limites, mas é um passo importante em respeitar a si mesmo e pedir ao seu parceiro para fazer o mesmo.

 

Use uma linguagem forte ao explicar seus limites.

 

Linguagem forte não significa que você deve gritar ou xingar seu parceiro; isso significa que você deve estar confiante em suas declarações. Frases como “Eu não quero” ou “eu não vou” são muito mais fortes do que “acho que não posso”. Quanto mais definitiva sua linguagem, maior a probabilidade de seu parceiro levá-la a bordo.



 

Ter a confiança para saber o que você quer e não quer, e o que te deixa desconfortável exigirá respeito do seu parceiro que você merece.

 

Não tenha medo de se defender.

 

Seus limites e sua confortabilidade são tão importantes quanto seus parceiros. Às vezes, tememos nos defender, pois achamos que pode causar uma discussão, mas uma relação saudável deve sempre respeitar os limites da outra pessoa. Nesse sentido, há muitas dúvidas que as pessoas têm em relacionamentos, e por isso acabam entrando em relacionamentos sugar, ou seja, Be Sugar.

Se você tem medo de um limite causando uma discussão, você pode precisar repensar para onde a relação está indo.

 

Deixe-os saber o que acontecerá quando os limites forem violados.

 

Existem alguns limites, como a traição, que não podem ser perdoadas, mas há outras que podemos superar. Definir quais limites você não pode perdoar uma violação avise seu parceiro para a seriedade deles e fortaleça o limite para você e seu outro significativo.

 

Limites claros nos relacionamentos são vitais para manter o relacionamento saudável, ao mesmo tempo em que mantêm sua própria identidade. É fácil se perder no seu parceiro quando se apaixona, mas você não deve se perder completamente. Relacionamentos devem aumentar a riqueza da vida, não permitir que você perca os pedaços mais importantes de si mesmo.

 

Esclarecer limites no início dá-lhe orientação clara à medida que o relacionamento se fortalece e evolui.

 

 

Fonte: Mayara Dias