Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal debate atuação e integração com instituições

Publicada em


Reunião de estruturação e constituição do Comitê marca um avanço importante na estruturação e operacionalização de estratégias

 

A primeira reunião do Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal (CEPCIF) foi realizada em conformidade com o Decreto n° 29.417, de 26 de agosto de 2024 de 2024. O encontro registra um avanço importante na estruturação e operacionalização de estratégias para enfrentar os incêndios florestais no estado. Foram discutidos os principais pontos para atuação do Comitê, incluindo a integração entre as diversas instituições envolvidas na prevenção e combate aos incêndios e medidas de mitigação dos impactos ambientais. O evento ocorreu na segunda-feira (2), no auditório do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), em Porto Velho.

 

O coordenador estadual da Defesa Civil, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel BM Nivaldo Ferreira de Azevedo, convocou a reunião com o objetivo de constituir formalmente o Comitê, estabelecer sua estrutura e atualizar os membros sobre a atual situação dos incêndios que têm afetado diversas regiões de Rondônia. A criação e ativação do CEPCIF foram motivadas pela necessidade urgente de uma resposta coordenada e eficaz diante dos desafios impostos pelos incêndios florestais.

 

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, reforça as ações que estão sendo desenvolvidas para o combate às queimadas.



“O governo de Rondônia busca proteger a saúde da população e preservar o meio ambiente, garantindo assim, ações rápidas e eficazes para conter a situação das queimadas no estado.”

 

AÇÕES INTEGRADAS

A estruturação do órgão também visou otimizar a comunicação e a coordenação entre os diferentes setores responsáveis pela gestão de crises ambientais.

 

SOBRE O COMITÊ

O CEPCIF, instituído pelo Decreto n° 28.811, de 17 de janeiro   de 2024, representa um marco relevante no esforço contínuo para proteger o meio ambiente e garantir a segurança das comunidades em Rondônia. A primeira reunião foi um passo essencial para fortalecer a capacidade de resposta às emergências florestais e assegurar que todas as partes envolvidas estejam preparadas para enfrentar os desafios futuros.

 

O Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, juntamente à Defesa Civil e outros parceiros estratégicos, está comprometido em fornecer suporte contínuo e eficiente para proteção das áreas florestais e a segurança da população. A colaboração e o engajamento de todos os membros do Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal são fundamentais ao sucesso das ações de prevenção e combate aos incêndios florestais, no estado. O Departamento Estadual de Trânsito do (Detran-RO) também está atuando nas ações de combate as queimadas.

 

 

 

Fonte
Texto: Marcos Barros
Fotos: Ricardo Tomé
Secom – Governo de Rondônia