Metas de qualidade são definidos pelo regulador para garantir que ocorrências, que podem acontecer, não gerem transtornos para população
Automação, aumento do número de equipes e melhoria na gestão também ajudaram a colocar indicadores de duração e frequência do fornecimento nos limites da Aneel.
Os casos de falta de energia em Rondônia reduziram 51% no comparativo de dezembro de 2019 a dezembro de 2021. Na prática isso significa que desde que a Energisa começou a entregar as grandes obras no estado, no primeiro trimestre de 2020, cada cliente teve 22 horas a mais de energia disponível em média. Carlos Alexandre Oliveira, gerente de operações, comemora o índice, especialmente ao considerar as chuvas intensas registradas no estado nos últimos meses. “Na região sul, a chuva chegou com ventos fortes, que provocam a quebra de galhos e árvores que caíram sobre a rede. Porém, já estávamos preparados com a rede modernizada com religadores automáticos e construímos circuitos alternativos para manobras que restabeleceram o fornecimento para parte dos clientes em menor tempo”, explicou.
Ao longo de 2021, em dias com tempestades de raios e ventos fortes, a modernização e automação da rede permitiram restabelecer até 80% das faltas de energia em menos de 3min. Contudo, áreas rurais de difícil acesso, devido à distância e as condições das estradas, ainda são desafiantes. Para reduzir o tempo de espera, as equipes de manutenção foram ampliadas e a rede rural também está passando por melhorias. Porém, é importante que o cliente também faça sua parte, prestando informações à concessionária, conforme alerta o gerente. “O cliente deve rapidamente entrar em contato conosco nos nossos canais de atendimento, informando o número da unidade consumidora. Se possível, prestar outras informações caso tenha visualizado árvore caída sobre os cabos ou a ruptura de poste. Esses dados serão valiosas para diminuir o tempo de espera”, orientou.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) acompanha mensalmente a evolução dos indicadores de duração e frequência do fornecimento de energia e estabelece metas de qualidade do serviço. Oliveira explica que a agência compreende que há situações inesperadas que provocam falta de energia e que estão além do controle da concessionária. “Dezembro é o mês que mais registramos acidentes de trânsito com batidas em postes. Por mais que estejamos preparados para esse tipo de situação, a troca de postes é complexa e demora até quatro horas para ser concluída”, afirmou.
O setor elétrico de Rondônia está passando por transformação. Em três anos, a Energisa investiu R$ 1,7 bilhão para construção e reforma de 32 subestações de energia distribuídas em pontos estratégicos para ampliar a quantidade de energia, destravando segmentos como mineração e agronegócio que precisam de mais eletricidade para ampliar seu maquinário, e dando segurança energética para regiões antes abastecidas por termoelétricas. “A integração desses municípios ao Sistema Interligado Nacional também reduz os casos de falta de energia, pois as cidades não estão mais dependentes de uma única fonte de geração de energia”, disse Oliveira. Conheça o projeto Energia que Transforma no site www.energisajuntosc.com.br/ro
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