Depois de dois anos, após restrições causadas pela pandemia da covid-19, o desfile cívico/militar de 7 de Setembro voltou a ser realizado neste ano em Porto Velho, onde mais de 10 mil pessoas, entre público e participantes estiveram presentes ao evento, que aconteceu em alusão à Independência do Brasil e neste ano, é comemorado o Bicentenário.
Com o tema “Soberania é Liberdade”, sendo uma reverência cívica e patriótica ao idealismo de seus heróis, lembrando fatos históricos que antecederam esta data, o desfile aconteceu na Avenida dos Imigrantes, e nas arquibancadas, estudantes, autoridades civis e militares, além da população em geral, estiveram prestigiando este importante dia.
O desfile aéreo foi a principal atração do desfile de Bicentenário da Independência do Brasil, em Porto Velho. Foram dois caças A-29, da Força Aérea Brasileira, um avião Caravan, do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO) e dois helicópteros do Núcleo de Operações Aéreas (NOA), que entraram logo em seguida.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, declarou que é um momento de alegria, mas é preciso valorizar a bandeira nacional, respeitando o próximo com os valores morais e o respeito.
“Em um dia tão importante como esse, acontecer esse desfile é algo brilhante, depois do adiamento, em virtude da pandemia era algo muito esperado pela população que veio em grande expectativa para acompanhar cada momento. Feliz Independência do Brasil!”, ressaltou Marcos Rocha.
O comandante-geral da 17° Brigada de Infantaria de Selva, general de Brigada Flávio Moreira Mathias, relembrou da sua identidade com o Estado de Rondônia há mais de 20 anos e declarou estar contente em participar do desfile do Bicentenário da Independência do Brasil.
“Me sinto orgulhoso em participar deste momento, pois é uma data importante para todos nós. São dois séculos de independência da nossa nação. Servimos a esta pátria e estamos em todo o tempo à disposição de toda a população”, disse o general de brigada Flávio Moreira Mathias.
O DESFILE
No desfile cívico deste ano, participaram 12 escolas da Rede de Ensino Estadual e Municipal, dos órgãos de segurança pública como o Exército Brasileiro (EB), Marinha do Brasil, Força Aérea Brasileira (FAB), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), Polícia Militar (PM), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) e Corpo de Bombeiros (CBM), além de entidades civis como a Maçonaria, igrejas evangélicas e a fanfarra municipal de Candeias do Jamari.
SEGURANÇA
Para a realização deste evento cívico, a segurança foi reforçada, sendo acionados os efetivos da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTRAN), para o controle de trânsito. Foram 120 policiais do BPTRAN que atuaram pela cidade, realizando policiamento ostensivo e fiscalização de trânsito.
Viaturas operacionais, como motocicletas e guincho foram disponibilizadas para o evento, além de apoio logístico com distribuição de água para o público presente. Também foram disponibilizadas viaturas do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além de médicos e equipes de enfermagem que estiveram de prontidão.
Deixe seu comentário