Cidades de Rondônia e do Acre ficam sem energia elétrica na tarde desta sexta-feira, 25

Publicada em


Semáforo sem energia em Jaru. Foto: Pedro Nascimento

 

  • Interrupção afetou algumas regiões dos municípios e foi provocada por falha no Sistema Interligado Nacional (SIN). ONS ainda não divulgou as causas da ocorrência, mas informou que está investigando.

 

Cidades de Rondônia e Acre registraram interrupções no fornecimento de energia elétrica na tarde desta sexta-feira (25). De acordo com a Energisa, concessionária responsável pela distribuição no estado, a falha afetou algumas regiões dos municípios e teve origem em um problema no Sistema Interligado Nacional (SIN), sem relação direta com a empresa.

 

Em Rondônia, 20 cidades foram afetadas. Em nota, a Energisa explicou que a interrupção ocorreu devido a um evento externo no SIN, e que o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) autorizou o restabelecimento do fornecimento às 15h10. A energia foi restabelecida de forma gradativa, com normalização completa às 15h15.



 

Já no Acre, pelo menos três cidades tiveram o fornecimento de energia afetado. De acordo com a concessionária de energia, o desligamento começou às 13h07 e seguiu uma medida de segurança chamada Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), usada para evitar problemas maiores no sistema elétrico. A energia foi totalmente restabelecida às 13h49.

 

O ONS ainda não divulgou as causas da ocorrência, mas informou que está investigando o incidente. Eventos semelhantes já ocorreram anteriormente, como em agosto de 2024, quando um apagão afetou 85% do estado de Rondônia devido a falhas no SIN. ​

 

A Rede Amazônica e buscou informações com a ONS sobre o ocorrido e aguarda um posicionamento.

 

 

 

Fonte: g1 RO e Rede Amazônica