Chegou a hora: dia 28 de dezembro é o prazo final para acertar as contas com o leão

Publicada em


Coluna SIMPI

 

A partir do dia 1º de janeiro de 2024, o microempreendedor individual que não quitar seus débitos vai estar automaticamente excluído do Simples Nacional. No próximo dia 28 de dezembro (quinta feira), termina o prazo para que os Microempreendedores Individuais (MEI) regularizem seus débitos com o Fisco. Atualmente, o país possui 15, 7 milhões de profissionais atuando na categoria. De acordo com a Receita Federal (RFB), quase 400 mil MEI estão com significativo valor pendente de regularização, correspondendo a um total de dívidas aproximado de R$ 2,25 bilhões.



 

Antes de efetivar a exclusão do Simples Nacional, a Receita Federal adota um procedimento de notificação e, por isso, os empresários devem verificar regularmente o a plataforma do Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional (DTE-SN), no portal oficial do Simples Nacional. Para evitar a sua exclusão automática do Simples Nacional a partir de 1º de janeiro de 2024, o contribuinte MEI deve regularizar a totalidade dos seus débitos por meio de pagamento à vista ou parcelamento no prazo de 30 dias a contar da data de ciência do Termo de Exclusão.

 

Caso tenha dificuldade nos procedimentos de sanear suas contas, procure um contador, ou o Simpi que deixa a disposição profissional treinado para atendê-lo,  e ainda fará plantões de atendimento nos dias 27 e 28 de  dezembro prazo final para as negociações e parcelamentos.

 

Assista: https://www.youtube.com/watch?v=6xNB3qA-snA

 

 

 

Fonte: Coluna Simpi