Começou nesta quinta-feira (26) e segue nesta sexta-feira (27), os atendimentos da carreta de prevenção à hanseníase, na praça da baixada, em Jaru. A ação é uma promoção do Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
O objetivo do evento é realizar avaliação dermatológica para identificar possíveis casos da doença e encaminhamentos das ocorrências confirmadas para tratamento na rede do Sistema Único de Saúde. É importante ressaltar ainda que, a prefeitura de Jaru conta com uma equipe exclusiva e capacitada para o diagnóstico e tratamento da hanseníase, na Unidade Básica Dr. Apolinário (antigo Sesp).
De acordo com a diretora da Atenção Básica em Jaru, Irinéia Martins de Medeiros, somente neste primeiro dia, foram atendidas 65 pessoas pelos profissionais da carreta.
No local, a secretaria ainda está oferecendo o exame de teste rápido para HIV, sífilis e hepatites, além de vacinação contra o sarampo, pólio e gripe, “ Até agora já realizamos 300 testes rápidos e aplicamos 350 doses de vacinas”, informou Irinéia.
Deixe seu comentário