Resumo da matéria:
A agenda de Lula não contará com os famosos eventos de rua, que antes tinham milhares de pessoas. Lula alega que não quer repetir Bolsonaro causando aglomeração e desrespeitando o distanciamento social. Todos os eventos programados pelo petista nas capitais do Nordeste têm encontros apenas reservados e com a militância. Por segurança, a assessoria de Lula decidiu que as agendas serão restritas apenas aos apoiadores nos Estados sem alardes nas redes sociais para evitar confrontos como no Piauí.
Lula viaja ao Nordeste em jatinho de empresa da Prevent Senior. Segundo a companhia, aeronave foi alugada a preço de mercado, sem qualquer favorecimento; petista faz uma série de encontros na região de olho em 2022.
Com a aproximação das eleições faltando exatamente 1 ano, a Executiva do PT decidiu colocar a caravana Lula nas capitais do Nordeste.
Lula manteve agendas em Teresina, capital do Piauí de forma discreta e sem alardes. A assessoria do petista preferiu encontros reservados com a militância no estado e não causar aglomeração como faz o atual Presidente da República, disse um assessor que acompanha Lula se referindo a Bolsonaro.
A caravana iniciada pelo seu estado natal, Pernambuco no último dia 15 também não teve encontro com populares. A assessoria do PT também argumentou que o ex-presidente não quer repetir Bolsonaro e dar exemplo de respeito ao distanciamento social e evitar aglomeração. Lula também se encontrou apenas com militantes de esquerda e do PT que lhe apoiam.
O objetivo da caravana é a de repetir o Lula lá de 1989 onde o então candidato Luis Inácio Lula da Silva visitou diversas capitais do Brasil e se lançou presidente, porém sendo derrotado naquela ocasião por Fernando Collor.
Encontro de Lula na capital pernambucana, Recife na segunda-feira.
A caravana de Lula ainda deverá seguir depois de Pernambuco e Piauí para o Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte e, por fim, Bahia em sua peregrinação. A viagem está sendo feita em um jatinho, que, segundo o partido, está sendo pago com recursos próprios e não há nenhum dinheiro público na “caravana”.
Lula disse em Teresina para a militância que as visitas que fará pelos Estados nordestino marca o início da libertação do Brasil do ódio e do medo, iniciados com o golpe de 2016 que tirou o PT da presidência e que de lá para cá o povo só sofre com menos dinheiro, menos comida e mais desemprego e miséria. A indireta foi ao Presidente Jair Bolsonaro e marca o início da rivalidade e polarização da eleição 2022 entre petistas e bolsonaristas.
Lula é hostilizado em Teresina e confronto entre petistas e bolsonaristas.
Vídeos, gravados no local, mostram o momento que a Polícia Militar intervindo em uma briga, em que uma mulher é contida e ainda tenta dar chutes e pontapés em pessoas vestidas de vermelho. Ela usa uma camisa camuflada com as cores do Exército com frases em amarelo.
Em outra imagem, um homem dá um tapa no celular de outro bolsonarista que está gravando e uma mulher sai atrás dele criticando o atual presidente.
Segundo o capitão Arnaldo Júnior, do 9º Batalhão da PM, a polícia interviu para resguardar a integridade física das pessoas e não houve problemas maiores.
“Um grupo de bolsonaristas estavam com faixas e os petistas quiseram tomá-las. Mas, conseguimos conter e retirar o menor grupo de perto”, disse o capitão Arnaldo, que informou que a confusão
ocorreu por voltas 9h30, pouco antes do desembarque do ex- presidente no hangar do governo do estado.
Ele disse ainda que os grupos dispersaram por volta das 11h.
Após o desembarque, Lula seguiu para o CETI Pedra Mole, onde vai conhecer a ampliação realizada com recursos do programa Pró- Piauí.
** Este conteúdo não expressa ,necessariamente, a opinião do PORTALP1
Deixe seu comentário