Produtores de Nova União, Jaru, Cacoal, Buritis e Presidente Médici conquistam seis vagas na final do VII Concurso Nacional de Cacau Especial, que terá cerimônia em Cacoal.

Produtores de Rondônia estão fortemente representados na elite do cacau brasileiro. Cinco produtores do estado foram anunciados entre os finalistas do VII Concurso Nacional de Cacau Especial, conquistando um total de seis vagas na disputa, uma das premiações mais importantes do setor. Além de competir nas categorias ‘Varietal’ e ‘Mistura’, Rondônia também será o palco da grande final do evento, marcada para o dia 6 de dezembro, em Cacoal. A competição avalia não apenas a qualidade da amêndoa, mas também as rigorosas práticas de sustentabilidade na produção.
Os finalistas, que além de Rondônia vêm do Pará, Bahia e Espírito Santo, já passaram por complexas análises físico-químicas e sensoriais de suas amêndoas. Agora, eles avançam para a etapa decisiva: as provas de avaliação sensorial.
Nesta fase, os lotes inscritos serão transformados em líquor de cacau e em chocolates 70%, que serão degustados às cegas por um júri de convidados especiais. Esse método garante total imparcialidade na escolha dos melhores grãos do Brasil.
Mais do que sabor, o concurso exige responsabilidade socioambiental. No ato da inscrição, os produtores preencheram um questionário baseado no “Currículo de Sustentabilidade do Cacau”. Na etapa final, as propriedades recebem visitas de auditores para verificar se as informações declaradas são, de fato, praticadas.
”As boas práticas não só contribuem para a conservação das florestas, mas também aumentam a eficiência no manejo, reduzindo perdas e elevando a produtividade”, explica Cristiano Villela, diretor do Centro de Inovação do Cacau (CIC), instituição que realiza o concurso.
Essa exigência por qualidade e transparência acompanha o crescimento do mercado bean-to-bar (do grão à barra), que valoriza a origem e a história por trás do produto.
“O cacau de qualidade é a chave para alcançar nichos mais exigentes”, destaca Villela.
Rondônia na Disputa
O estado de Rondônia se destaca com cinco produtores garantindo seis vagas na final. O produtor Eleazar Pereira de Souza, de Nova União, alcançou o feito de ser finalista em ambas as categorias.
Na categoria ‘Varietal’, concorrem 4 produtores de Rondônia:
Eleazar Pereira de Souza (Nova União)
Gilmar Lucio da Silva (Jaru)
Luíz Anastácio da Silva (Cacoal)
Mauro Celso Tauffer (Buritis)
Na categoria ‘Mistura’ (Blend), o estado é representado por 2 produtores:
Eleazar Pereira de Souza (Nova União)
Maria de Abreu Santana (Presidente Médici)
Portal p1






Deixe seu comentário