Bezerra que nasceu com duas cabeças será estudada em Belmonte, SC

Publicada em


Bezerra que nasceu com duas cabeças será estudada em Belmonte, SC

 

Um nascimento raro surpreendeu moradores de Belmonte (SC), na madrugada dessa quinta-feira (25/9). Uma bezerra com duas cabeças veio ao mundo em uma propriedade rural do município, chamando a atenção pela condição incomum.

 

O animal pertence ao agricultor Vitorino Caglione, de 80 anos, que relatou o espanto ao encontrar a cria. Segundo ele, a vaca havia parido durante a madrugada, mas a bezerra foi encontrada a cerca de 100 metros do local do parto.

 

— Quando vi, notei que ela olhava para os dois lados. Foi então que percebi que tinha duas cabeças — contou. A bezerra nasceu viva, porém fraca. O produtor relatou que precisou alimentá-la com leite em garrafa.

 

— Ela mamava com uma cabeça e com a outra se lambia com a língua — explicou.

 

Diante da raridade, o animal foi encaminhado para São Miguel do Oeste, onde passará por avaliação de especialistas da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)



 

Segundo o pesquisador, a má-formação ocorre ainda no desenvolvimento embrionário, possivelmente pela deficiência de uma proteína essencial na formação da face.

 

— É uma alteração congênita rara e complexa. Alguns animais com essa condição já viveram por muitos anos, mas cada caso é único — destacou.

 

Exames de imagem devem ser realizados para avaliar a estrutura muscular e neurológica da bezerra, já que, em muitos casos, os animais compartilham o mesmo cérebro, o que dificulta a locomoção e alimentação.

 

 

 

Fonte: Metrópoles.com