Para a escolha da bandeira, foram 125 trabalhos com inscrição homologada. Os materiais foram analisados por comissões técnicas com base em edital divulgado previamente. Entre os requisitos estava o uso das cores da bandeira de Rondônia.
O criador da bandeira escolhida para representar o legislativo rondoniense é o designer Valdiele Aparecido Martins Dutra. Ao G1, ele explicou as referências que usou na produção do novo símbolo da Assembleia.
“É uma homenagem a nossa natureza, aos nossos elementos naturais. As cores são todas do meio ambiente. O verde da floresta, o amarelo dos recursos minerais, o azul representa nossas águas e o céu e o branco representa um papel em branco, que é nosso futuro”, contou.
Presidente da casa, Laerte Gomes (PSDB) destacou a aproximação da população com o Poder Legislativo do Estado causada pelos concursos de redação e escolha da bandeira.
“Nós fizemos uma grande programação comemorando os 36 anos da Constituição Estadual. A gente fez com que os jovens alunos se interessassem pelo Poder Legislativo, conhecendo a Constituição, o parlamento tanto estadual como federal”, disse.
Laerte Gomes avaliou positivamente os resultados alcançados e defende a continuidade do projeto com novos concursos envolvendo estudantes nos próximos anos. “A ideia é todo ano fazermos esse processo de redação envolvendo os alunos, cada ano com um tema diferente. Ficou essa responsabilidade do parlamento de estar mais próximo dos jovens”.
O deputado Ismael Crispim, presidente da comissão que organizou as comemorações do aniversário da Constituição e os concursos, defendeu a aproximação da população do trabalho dos parlamentares.
“O [número] 36 talvez não pegasse tão bonito, mas a ideia era não tardar em chamar nossa comunidade pra uma discussão cívica, do conhecimento dos poderes. Em especial no momento em que estamos vivendo, a comunidade precisa conhecer, de verdade, as atribuições do Poder Legislativo através da educação, dos alunos”, reforçou.
Fonte: Diêgo Holanda, G1 RO
Deixe seu comentário