Alunos da Rede Estadual de Ensino ganham bronze e menção honrosa na Olimpíada Norte e Nordeste de Química 2022, em Rondônia

Publicada em


Portal P1

 

Pela primeira vez, dois alunos da Rede Estadual de Ensino garantem uma medalha de bronze e outra menção honrosa, nas premiações da Olimpíada Norte e Nordeste de Química – ONNeQ 2022. Os alunos Rebeka Venâncio Casa Grande, da Escola Joaquim de Lima Avelino, de Ouro Preto do Oeste; e João Pedro Menezes Celos, da Escola Josino Brito, de Cacoal, bem como seis alunos receberam certificados de participação nesta mesma competição. A competição foi realizada em 28 de maio, por meio de avaliação presencial, em prova imprensa, aplicada em seis pólos no Estado.

Rebeka e João Pedro obtiveram classificação satisfatória na Olimpíada Rondoniense de Química 2021, com isso, garantiram vaga para a ONNeQ 2022, que acontecerá em outubro.

Renato Cassaro, professor que trabalha há 32 anos na educação; atuante nas matérias Química, Física, Matemática e Ciências, é o coordenador Estadual de várias olimpíadas que acontecem no Estado. Para ele, a participação dos estudantes é muito importante e estimula os jovens a testarem seus conhecimentos e buscarem novos desafios.

“Mais do que medalhas, prêmios e diplomas de participação, as olimpíadas científicas proporcionam a estudantes e professores novas descobertas, novos lugares, ideias, técnicas e conhecimentos. Além de estimular jovens a descobrirem mais sobre ciências e tecnologias”, destacou o coordenador.

Segundo ele, anualmente, é possível participar de diferentes olimpíadas científicas, regionais, estaduais ou nacionais, sendo uma oportunidade dos participantes se aprofundarem em uma matéria de seu interesse. Inclusive, as competições abrem portas, oferecem bolsas de estudo e incrementam o currículo do estudante, entre outros benefícios.

Os alunos da Rede Estadual de Ensino de Rondônia, ainda aguardam os resultados das demais competições, como a Olimpíada Brasileira de Química, Olimpíada de Química Júnior e da Olimpíada Nacional de Ciências.

CLASSIFICAÇÃO



Medalha de bronze

  • Rebeka Venâncio Casagrande – EEEFM Joaquim de Lima Avelino, Ouro Preto do Oeste;

Menção honrosa

  • João Pedro Menezes Celos – EEEMTI Josino Brito, Cacoal;

Certificado de participação

  • Elaiene Da Silva Diniz – EEEFM Santa Ana, Alvorada do Oeste;
  • Eva Kauany Cordeiro Carlos – EEEFM Santa Ana, Alvorada do Oeste;
  • Heloiza Carvalho Ventura – CTPM IV Colégio Tiradentes Da Polícia Militar, Ji-Paraná;
  • Hércules Santos Andrade – EEEFM Santa Ana, Alvorada do Oeste;
  • Lavinia Ferreira Nicolini – EEEFM Santa Ana, Alvorada do Oeste;
  • Rayssa Nogueira Sousa – EEEFM Santa Ana, Alvorada do Oeste.

Três alunos de instituição privada em Porto Velho também participaram e foram premiados no ONNeQ 2022, um aluno recebeu medalha de bronze e outros dois menção honrosa.

OLIMPÍADAS COM INSCRIÇÕES ABERTAS

As inscrições estão abertas até dois de outubro para a Olímpiada de Química Rondoniense 2023 – para alunos do 9º ao 3ª ano do ensino médio. A prova é online e os cadastros são realizados diretamente pelo sítio ro.inscricoes.obquimica.org, para estudantes; e app.obquimica.org/login, para professores.

Outra competição que está aberta até dois de outubro é a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética – Onee 2022 para alunos de 8º e 9º anos, também realizada por meio de prova online. Esta olimpíada tem como premiação 22 mil medalhas, 200 notebooks e bolsas de três mil reais. As inscrições são realizadas no site https://www.onee.org.br/.