Em sua terceira participação na Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), o Grupo MF Rural, sediado em Marília (SP), apresenta novidades em seu ecossistema digital de produtos e serviços agropecuários, o único no mercado. Mais do que conectar compradores e vendedores em torno das melhores oportunidades de negócio, a meta é assegurar que as demandas dos produtores sejam atendidas por completo.
A primeira transformação significativa ocorreu internamente, com a ampliação do quadro de funcionários em 33%, distribuídos nos departamentos de marketing digital, tecnologia da informação, vendas e publicidade, além da chegada de outras dezenas de colaboradores, com a vantagem de muitos serem também produtores ou graduados em Ciências Agrárias.
Para sincronizá-los aos novos desafios traçados para os próximos anos, todos se reuniram, em março último, na convenção anual da empresa, quando foram apresentados detalhes sobre o papel desempenhado em cada departamento e as contribuições do Grupo MF Rural ao fortalecimento do agronegócio, setor que sustenta a economia nacional, gerando emprego e novas divisas.
Pensando sempre em facilitar a vida do homem do campo, hoje já familiarizado às compras online – cultura a qual o grupo ajudou a construir, com o lançamento do primeiro marketplace do agronegócio, em 2004 – uma série de investimentos foram realizados no ambiente digital, para que seja cada vez mais responsivo e amigável, dispensando a instalação de outros aplicativos no celular dos produtores rurais.
Outra preocupação é sempre melhorar a conexão entre compradores e vendedores, culminando, por exemplo, na criação de um chat para esclarecimento de dúvidas em relação a mercadorias, preço, opções de pagamento e entrega, demandas que, inclusive, deram origem às novidades que serão apresentadas até o último dia da principal exposição tecnológica do agronegócio mundial (5 de maio).
Pelo fato do grupo estar há bastante tempo no mercado, oferecendo mais de 700 mil soluções apenas em seu marketplace, exerce um rigoroso controle nas ações que envolvem Search Engine Optimization (SEO), sempre em conformidade com as atualizações e novas regras do Google, combatendo artifícios duvidosos utilizados à revelia, como a compra de backlinks em notícias de sites de grande relevância. “Essa é uma estratégia que visivelmente funciona e não é preciso ser um perito em tecnologia para fazer, mas a dúvida é até quando isso vai funcionar”, questiona Roberto Fabrizzi Lucas, CEO do Grupo MF Rural.
Pela credibilidade construída ao longo de quase duas décadas de atuação, os resultados de SEO vêm sendo conquistados organicamente, reforçando a reposta aos investimentos saudáveis em marketing digital. “Como resultado, nossas soluções são várias vezes as mais pesquisadas no Google e em outros buscadores. Com as inovações que estamos apresentando, aumentamos também a nossa taxa de conversão”, esclarece o CEO do MF Rural.
Somente nos quatro primeiros meses de 2023, quando naturalmente há uma demanda mais acentuada por maquinários e implementos agrícolas, em função da época de colheita, o MF Rural registrou quase cinco milhões de buscas e R$ 3,3 bilhões em vendas transacionadas. Vale explicar que o MF Rural não se acanha em apresentar dados de seu Google Analytics e também o desempenho de vendas pela convicção de sua liderança no mercado nacional.
Outro diferencial importante é que o Grupo MF Rural tem o agronegócio em seu DNA. É fundado e administrado por produtores rurais, além disso a presença de seus técnicos em propriedades rurais e empresas do setor é frequente. Sendo assim, sentem na própria carne as dores e dificuldades enfrentadas por quem ajuda a garantir a segurança alimentar mundial.
Quem visita o estande da empresa na Agrishow, em frente às montadoras, é surpreendido pelas dimensões do negócio e sua incrível história de pioneirismo, além das novidades em concentrar serviços antes oferecidos separadamente para formar o único ecossistema digital do campo, oferecendo, em um só lugar, soluções financeiras, segurança nas transações, carteira digital, serviços de logística e leilões rurais, tornando-se, ainda, um canal de informação, aprendizagem e, futuramente, de entretenimento, após ajustes finais em seu podcast com a participação de produtores, empresários e autoridades do setor.
Tudo isso não poderia vir em melhor hora, em que a tecnologia está atrelada à realidade do homem do campo. “É muito gratificante ver que o mercado vem se beneficiando como um todo da semente que plantamos lá atrás, há quase duas décadas”, finaliza Roberto.
Conheça todos os serviços oferecidos pelo único ecossistema do agronegócio brasileiro:
MF Rural – Marketplace
Lançado em 2004, antes do Google inaugurar seu escritório no Brasil, o MF Rural – Marketplace é o primeiro do gênero no Brasil. Nasceu com a proposta de promover o encontro entre compradores e vendedores do agronegócio, facilitando a vida do produtor rural. Acumula a marca de 700 mil anúncios, cerca de 2 milhões de acessos mensais e também registra as maiores movimentações. Nele se encontra de tudo, de sementes de alface até soluções de crédito, fazendas completas e aeronaves de pulverização.
MF Pago
Nada mais é do que um gateway de pagamento lançado há dois anos para agilizar o fluxo de transações. Oferece uma série de facilidades, como opção de pagamento com cartão de crédito e leva segurança às transações, tanto para quem compra quanto para quem vende. Sua adesão é opcional, mas boa parte das transações já são realizadas através do sistema, sendo que a liberação do dinheiro ao vendedor só acontece após a confirmação de recebimento das mercadorias.
MF Leilões
É considerado um “divisor de águas” no mercado de leilões, pioneiro em transmissões pela internet, com a vantagem de antecipar os lotes para pré-lance. Em 12 anos de trajetória, o modelo bateu a marca de 1.000 leilões, de maquinários a animais de produção de diferentes espécies, principalmente, ovinos, caprinos, bovinos, aves e suínos. É visto como um modelo democrático, mas também apreciado por grandes marcas pelo engajamento e alto número de investidores que recebe.
MF Play
É uma agência full service que promete revolucionar o mercado da comunicação no campo, preenchendo a escassez de profissionais especializados em agronegócio. Seu time reúne produtores, veterinários, agrônomos e zootecnistas com especialização em publicidade e marketing.
MF Bank
Conta digital para auxiliar na organização financeira, criação de links de pagamentos e cobranças, além da emissão de boletos e depósitos, com cartão de débito aceito em todos os estabelecimentos comerciais. Em uma segunda fase, após a conclusão de negociações com algumas instituições financeiras, permitirá que os clientes financiem suas compras.
MF MOV
Essa é a primeira LogTech do Agro e visa garantir o transporte seguro de animais, desde o seu local de origem até a propriedade do comprador. Contando com uma equipe especializada, a empresa objetiva proporcionar o melhor custo-benefício ao cliente, negociando melhores valores e prazos de entrega. Apesar de recente, a empresa já conquistou o mercado, passando a atender demandas do MF Rural-Marketplace e com planos de ampliação aos demais segmentos do agronegócio nacional.
MF Magazine
Leitura obrigatória para agricultores e pecuaristas que almejam os mais elevados índices de produtividade. Em seu acervo estão dezenas de notícias e artigos técnicos com informações preciosas sobre manejo, controle de pragas, nutrição, sanidade, melhoramento genético, além de outras informações essenciais, inclusive, novidades do Grupo MF Rural.
MF Ensina
Essa é uma divisão que está em acertos finais, mas que possui o objetivo de capacitar a mão de obra rural com cursos, treinamentos e conteúdos exclusivos, para que os produtores rurais aumentem sua produtividade e obtenham melhores resultados financeiros, bem como em suas negociações.
Fonte: Robson Rodrigues/ PecPress
Deixe seu comentário