Adelino Follador participa da Audiência Pública em Rio Pardo e faz visitas em Buritis, RO

Publicada em


Parlamentar disse que a ALE tem feito sua parte para defender os interesses dos agricultores

 

Nesta sexta-feira (22) o deputado Adelino Follador (União Brasil) participou da Audiência Pública no distrito de Rio Parto, município de Porto Velho, onde foi discutido sobre a necessidade da regularização fundiária da localidade, que hoje abriga cerca de 10 mil habitantes. Localizado na área de limites dos municípios de Porto Velho, Buritis e Alto Paraíso, Rio Pardo sofre há anos com decisões que travam o seu desenvolvimento, mesmo sendo uma área já antropizada e ocupada por famílias de trabalhadores rurais.

 

“Minha origem é do campo, onde meu pai criou os filhos inicialmente com dois alqueires de terra, então conheço bem as dificuldades do homem do campo, minha história em Rondônia também iniciou com a conquista da terra, quando aqui cheguei em 1977 tive que enfrentar dias andando na mata com cacaio nas costas para consegui meu primeiro pedaço de terra, e só depois veio a regularização”, disse Adelino.

 

Follador falou que conhece a história de Rio Pardo desde o começo, sabe das muitas expectativas que foram criadas, mas nada foi resolvido, por isso, parabenizou os parlamentares federais, estaduais e demais autoridades presentes na Audiência, se colocando a disposição, que segundo ele, apesar da complexidade, é possível resolver, e só com essa união terá um resultado positivo pra todos.



 

“Infelizmente a Prefeitura de Porto Velho não tem dado a devida atenção aos seus distritos como tem feito na Capital, a exemplo de Rio Pardo, a agricultura não está sendo valorizada como deveria, a arrecadação de Porto Velho aumentou muito, e esses distritos, mesmo afetados com as usinas, não recebem nas mesmas proporções que contribuem, e todos sabem que o motor propulsor da economia do Estado de Rondônia é a agricultura”, comentou Follador.

 

Ainda segundo o parlamentar, o Estado ou a Prefeitura deveria ter feito um estudo dessas regiões, pois toda vez que essa discussão vai para Assembleia os deputados estaduais têm feito sua parte para defender os interesses dos agricultores, como foi o caso da votação do zoneamento, em que Adelino colocou uma emenda incluindo Rio Pardo, mas infelizmente, a justiça tirou. Lá atrás quando o Governo enviou o projeto para criação de onze reservas, o deputado Adelino também colocou uma emenda modificativa e foi derrotado pela justiça. O presidente da ALE, Alex Redano, colocou uma lei, que foi aprovada na ALE, proibindo a criação de reservas por decreto, e mesmo assim foram feitas, e a justiça deu razão ao Governo do Estado.

 

“Tenho acompanhado atentamente todas as discussões que ocorrem neste sentido, independente do ambiente, muitas vezes me sentido coagido, mas tenho mantido meu posicionamento de defesa aos produtores, e assim será enquanto tiver forças para isso”. Concluiu Adelino.

 

Em Buritis, Adelino esteve na Feira do Produtor Rural, com o presidente Mineirinho, e também marcou presença, apreciando a exposição do Festival de Flores de Holambra.

Autor: Assessoria