Adelino Follador cobra respeito da Energisa com os consumidores

Publicada em


Deputado diz que foi esclarecido na Comissão de Constituição e Justiça a liberação da certidão para a empresa.

Foto: Divulgação

 

O deputado estadual Adelino Follador (DEM) usou a tribuna da Assembleia Legislativa, na sessão desta terça-feira (5), para reclamar de ações da empresa Energisa, concessionária de energia elétrica em Rondônia, contra os consumidores, e para relatar a reunião ocorrida pela manhã, na Comissão de Constituição, Justiça e de Redação (CCJR), que ele preside.

O parlamentar informou que o secretário da Sefin, Luiz Fernando, e o procurador geral do Estado, Juraci Jorge, esclareceram na CCJR as condições em que a certidão para o funcionamento da Energisa foi liberada.



“O Estado não poderia ter dado essa certidão, uma vez que a empresa tem débitos com o Governo. Mas, nos foi explicado que tratou-se de uma determinação judicial e a empresa deu algumas garantias”, disse.

Follador declarou que “defendo que apenas quando quitar os débitos com o Governo, se possa emitir a próxima certidão. Que a Energisa pague o que deve, nem a mais nem a menos. E respeitar os consumidores, os clientes. A energia elétrica aumentou muito acima dos 25% anunciados e isso também precisa ser devidamente apurado”.

Follador reclamou ainda da forma como estão sendo feitas as trocas de medidores de energia. “Essa troca é feita sem nenhum aviso prévio, sem nenhuma garantia da lisura do trabalho. Chegam, impõem um valor, dizem que o medidor tem problemas e cobram o quanto querem do consumidor, que não tem como se defender e nem a quem recorrer. Precisamos fiscalizar e acompanhar isso de perto. A empresa não pode fazer o que quer, do jeito que quer, como se Rondônia fosse uma terra sem lei”.

Fonte: Eranildo Costa Luna-Decom-ALE/RO