Com um espaço dedicado ao debate sobre proteção ambiental, o governo de Rondônia promoveu a 4ª edição do Fórum Estadual de Mudanças Climáticas, nesta quinta-feira (17), em Porto Velho. O encontro proporcionou uma oportunidade para autoridades avançarem em questões fundamentais relacionadas à construção e ao fortalecimento de políticas públicas ambientais vigentes na sociedade.
Coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), o Fórum abordou temas como “Governança Climática”, “Pagamentos por Serviços Ambientais”, “Programas de recuperação de nascentes” e o “Enfrentamento da Crise Hídrica”. Também foi apresentado um balanço das ações estaduais de combate aos incêndios florestais, evidenciando uma das missões coletivas mais importantes dos últimos meses, a “Operação Temporã Fase I”, no Parque Estadual Guajará-Mirim, e a “Operação Temporã Fase II”, na Estação Ecológica Soldado da Borracha, em Cujubim.
MUDANÇAS CLIMÁTICAS E SUSTENTABILIDADE
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a 4ª edição do evento viabiliza uma troca de conhecimentos a fim de encontrar soluções para os impactos causados pelas mudanças climáticas e promover a sustentabilidade.
“Com o Fórum, criamos oportunidades para que especialistas, sociedade civil e entidades alinhem ideias e tracem planos que propiciem a melhor governança climática”, salientou.
O vice-governador do estado, Sérgio Gonçalves ressaltou que, o governo trabalha para manter o desenvolvimento econômico aliado à sustentabilidade.
“Temos a proposta do Plano de Desenvolvimento Econômico da Pesca Esportiva, que está em andamento, para aprimorar as boas práticas da atividade no estado. Com essa iniciativa e muitas outras voltadas ao meio ambiente, convergiremos para evitar a degradação dos recursos naturais que impactam a qualidade de vida das pessoas e, consequentemente, o crescimento do estado.”
ENFRENTAMENTO
Rondônia vem enfrentando, recentemente, desafios ambientais relacionados ao período de estiagem dos rios, o que tem agravado a crise hídrica no estado; além dos incêndios florestais, que incidem na qualidade do clima. Nesse cenário, o Fórum evidenciou a importância das missões coletivas realizadas pelo governo e órgãos de fiscalização, polícia e outras entidades, que comprovaram a eficácia na implantação de medidas de proteção aos recursos naturais.
Conforme o secretário da Sedam, Marco Antônio Lagos, as operações de combate aos incêndios florestais, a criação de um comitê de crise e o empoderamento dos programas de governo foram decisivos para obter soluções consistentes.
“Somos vários órgãos públicos lutando nessa linha de frente desde o ano passado, combatendo a disseminação de atividades ilícitas para evitar que sejam reincidentes. Podemos mudar ainda mais este cenário com a conscientização da população, que contribui de forma mais ampla”, comenta.
FÓRUM
O Fórum Estadual de Mudanças Climáticas é uma medida vital de abordagem de questões cruciais relacionadas às mudanças climáticas e à gestão ambiental no estado. , com o objetivo de promover o debate e a troca de ideias entre especialistas, líderes políticos e membros da sociedade civil sobre como avançar na política de governança do estado e serviços ambientais.
Fonte
Texto: Jackson Vicente
Fotos: Esio Mendes
Secom – Governo de Rondônia
Deixe seu comentário