Ações de ressocialização com foco em assistência religiosa atingem número expressivo de reeducandos em RO

Publicada em


Em maio de 2024 aconteceu o 16º casamento comunitário na Penitenciária Estadual Jorge Thiago Aguiar Afonso.

 

Com o intuito de proporcionar métodos de ressocialização com foco na reinserção social, foram realizadas de janeiro a junho deste ano, 12 ações com foco na assistência religiosa em todo o estado. A iniciativa está incluída nas ações da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), por meio da Gerência de Reinserção Social (Geres), através do Núcleo de Assistência Religiosa (Nuar), que atendeu 917 reeducandos com ações realizadas dentro das unidades prisionais do estado.

 

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, é importante que todas as formas de ressocialização sejam realizadas no estado, respeitando a pessoalidade e crença de cada indivíduo, oferecendo opções de assistência social que visam proporcionar mais incentivos para que o reeducando deseje se reinserir na sociedade após o cumprimento de pena.



 

O chefe do Nuar, Tulio Rogerio de Souza comentou que, as atividades desenvolvidas proporcionam um acalento espiritual para os internos que se identificam com as ações religiosas, influenciando no comportamento dentro da unidade em que cumprem pena, desenvolvendo também a multiplicação voluntária, quando os próprios internos trocam informações acerca das atividades que participam.

 

As atividades religiosas, promovidas pelo Nuar, dentro das unidades prisionais abrangem diversas áreas da assistência religiosa, como:

  • Batismo nas águas;

  • Cine solidário;

  • Casamento coletivo;

  • Roda de conversa em valorização à vida com o público LGBTQIA+;

  • Roda de conversa combate às drogas, entre outras.

 

 

 

Fonte
Texto: Larysse Rodrigues
Fotos: Quetlen Caetano
Secom – Governo de Rondônia