
A pandemia veio mostrar que a educação não vive sem o professor e ainda que muitas ações precisam ser revistas sobre a prática docente na atualidade.
Podemos observar com isso que as políticas públicas e os programas formulados pelas redes de ensino precisam ser mais eficazes.
Não adianta criar programas, comprar computadores e mandar para as escolas sem ter conhecimento da realidade que a escola está inserida.
É sabido que os computadores chegam nas escolas e todos ficam felizes, porém, não tem, equipamentos adequados, como por exemplo, tomadas, para serem colocados em funcionamento. Outro ponto que é importante frisar, é que as escolas, não possuem espaço físico disponível para comportar um laboratório de informática e na maioria das vezes os computadores que recebe não atende a demanda de alunos por turma,isso acaba inviabilizando um planejamento de aula com o uso das mídias.
Sem contar que não há técnicos habilitados para manutenção dos computadores e internet de qualidade para atender a demanda.
As ações precisam ser pensadas de forma que atenda o professor que está aqui na base escolar todos os dias.
O uso da tecnologia no ambiente escolar nos dias de hoje é algo essencial, todavia, a internet nas escolas ainda é algo a ser melhorado.
Diante do cenário atual, foi necessário nas escolas o uso de ferramentas digitais, e por ter sido algo inesperado, a maioria dos educadores tiveram que se adequar, aprender e sem planejamento, a fazer uso dessas plataformas digitais.
O que deve ocorrer agora nas escolas nesse novo “ambiente escolar” pós pandemia com o retorno das aulas presenciais é a inclusão dessas ferramentas digitais como forma de ensino de aprendizagem.
Para que isso ocorra de forma positiva e satisfatória, as redes de ensino precisam dar o suporte necessário a todas as escolas.
Por: Professora Damiana
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