Os irmãos Ederjean Cardoso e Ederlan Cardoso formaram por muito tempo uma das mais conhecidas duplas de música secular em Jaru, o dueto Eder & Eder. Ederjean Cardoso, que também possui em sua carreira a atuação como DJ, concedeu entrevista ao autor e explicou detalhes da história dos cantores que, por muitos anos, foram requisitados em muitos eventos, não apenas no município, mas em outras regiões de Rondônia e de outros estados brasileiros.
O cenário musical passou a fazer parte da vida diária dos cantores quando Ederlan, o mais velho do dueto, tinha 23 anos e Ederlan, o mais novo, 18 anos. Nessa época, ambos já cantavam na noite portovelhense. Em seguida foram para o Amazonas e voltaram para Rondônia. Em se tratando de Jaru, a história da dupla começou por volta de 1992 quando Ederjean que já residia no município desde os primeiros anos da década de 1990, passou a contar com a presença do irmão dele Ederlan Cardoso, o outro Eder da dupla. Ederlan morava em Porto Velho (RO) e veio para Jaru devido ao fato de ter sido aprovado e convocado para trabalhar na extinta empresa Teleron. Ao mesmo t empo em que exercia o ofício junto com o irmão, Ederjean continuou a sua atuação como DJ, sendo chamado inicialmente pelo nome de Pierre. O também jaruense William, conhecido como Doze, abriu uma casa de shows chamada 360° Graus e, por conhecer o talento de Ederjean dentro da respectiva área, convidou-o para animar os eventos que ali seriam realizados. Segundo recorda, o local funcionou por aproximadamente oito meses e depois fechou as portas.
Devido ao fechamento da boate, o trabalho musical da dupla Eder & Eder foi intensificado. A partir daí as apresentações ao vivo aumentaram vertiginosamente, uma vez que, por tocarem todos os estilos musicais, conseguiam agradar um público variado e bastante abrangente. Muitas músicas que foram gravadas por eles fizeram parte do repertório musical do rádio jaruense. Em 1999, por exemplo, os sucessos mais tocados eram “Passatempo” e “Dança da Pororoca”, duas canções fortes, uma de axé e outra de pagode. Além de marcarem presença em vários eventos e festas por diversas cidades de Rondônia, Amazonas, Mato Grosso e A cre, a dupla se apresentou também no Programa Raul Gil, quando o mesmo era exibido através da TV Bandeirantes. À época, conforme recorda Ederjean, houve um salto no campo profissional e diversos contratos foram fechados devido à apresentação em nível nacional.
A gravação de singles
A dupla Eder & Eder não chegou a lançar nenhum disco de vinil ou CD propriamente dito com diversas faixas musicais, mas produziu diversos singles, termo em inglês para definir uma música de trabalho que, por cair no gosto do público, torna-se viável comercializá-la individualmente. Em 1999, por exemplo, os cantores gravaram em estúdio dez canções e encaminharam todas elas para as rádios locais. As mais pedidas pelo público eram Passatempo e Dança da Pororoca. As gravações, todas composições próprias, relatavam situações do cotidiano e foram produzidas no Studio Verde em Porto Velho. “Muit as pessoas cantavam, o que demonstrava a aceitação popular”, recorda com entusiasmo Ederjean. Ao todo foram quase doze anos de trabalho no formato de dueto. Em 2011, Ederlan resolveu ir em busca de um sonho musical no continente europeu e, diante da impossibilidade do irmão Ederjean em acompanhá-lo, optou por viajar de forma solo. O país escolhido foi Portugal e a cidade Lisboa, a capital da nação europeia.
Após a ida de Ederlan para outro país, Ederjean intensificou o seu trabalho como DJ, uma vez que se trata de algo que jamais foi interrompido por ele. Devido ao fato de estar sempre sendo chamado para animar eventos, diversas pessoas chegaram a dizer que ele iria virar – ou já teria virado – mania. Profissional do ramo, decidiu adotar então o nome DJ Mania. Ao fazer um balanço musical, Ederjean demonstra estar satisfeito com os resultados alcançados e acredita que “a missão foi cumprida” devido ao fato de ser bastante requisito na área escolhida por ele para seguir a carreira.
A viagem de Ederlan a Portugal foi feita dentro de um planejamento estratégico, com trabalho e agenda previamente definidos, mas ele só permaneceu na Europa pelo período de um ano devido a um detalhe: por ter morado em uma região de temperaturas elevadas no Brasil, ele não se adaptou ao clima ameno predominante no local escolhido para continuar a carreira construída em solo brasileiro. Ederlan ainda estava em Portugal quando soube de um concurso no Instituto Federal de Rondônia (IFRO) no ano de 2012. À época, o cantor viu como uma ótima oportunidade para voltar ao estado que o consagrou musicalmente e decidiu se inscrever no certame. A preparação para a avalia ção a ser feita aconteceu ainda em Portugal e ele veio ao Brasil somente para fazer a prova. Após ser aprovado no concurso ele se mudou para o capital rondoniense e desde então desempenha as suas funções no Instituto Federal de Rondônia (IFRO) em Porto Velho.
A publicação da série “A História da Música em Jaru” está sendo possível graças a uma parceria entre os principais sites do município e o escritor Elias Gonçalves Pereira. Os textos serão publicados de 13 de maio a 06 de junho de 2019, data em que o escritor lançará o livro “Um Tratado sobre a Música, a Literatura e a Comunicação Jaruense” nas dependências da Associação Comercial e Industrial de Jaru, a ACIJ.
As reportagens estão sendo publicadas na seguinte ordem:
01. Destaques das décadas de 1970 e 1980 – 13/05/2019
02. Juca & Marquinhos – Banda Swing & Country – 14/05/2019
03. Pescador & Garimpeiro – Diamante & Garimpeiro – 15/05/2019
04. Jorge Faccini – 16/05/2019
05. Jenival Silva – 17/05/2019
06. Geoni e Geonito – 20/05/2019
07. Idair Ferreira – 21/05/2019
08. Marcos Paulo & Claudney – Banda Los Arcanjos – 22/05/2019
09. Dalberto & Darnel – 23/05/2019
10. Márcio & Messias – Banda Flash Music – 24/05/2019
11. Mário & Marquinhos – 27/05/2019
12. Eder & Eder – 28/05/2019
13. Divas Diogo – 29/05/2019
14. Heliane Markes – 30/05/2019
15. Arllan Cardek e Banda Maria Juana – 31/05/2019
16. Gilson Fagner – 03/06/2019
17. Banda Country Music / Albatroz – 04/06/2019
18. Beto Neves – 05/06/2019
19. Banda Pelô Art – 06/06/2019
Fonte: Elias Gonçalves
Fotos: Arquivo Pessoal: Ederlan Cardoso
Copyright© 2019. Todos os direitos reservados.
Deixe seu comentário