A História da Música em Jaru: Banda Country Music

Publicada em


Foto: Arquivo Divulgação

 

O início da história da formação de uma banda em Jaru que um dia se chamaria Country Music começou com Eduardo de Souza Dobri através da influência dos irmãos Leomar, Itamar e Nestor, amigos dos pais de Eduardo, o casal Lázaro Aparecido Dobri e Roseli Dobri.

Tudo começou, conforme recorda Eduardo de Souza, no início da década de 1990 quando ele tinha apenas 14 anos. A família de Eduardo possuía uma chácara e devido ao fato de Leomar, Itamar e Nestor trabalharem junto com a família dele, acabavam utilizando momentos vagos do trabalho diário para cantar os sucessos da época mais apreciados por todos eles fazendo o uso de violão para melhor acompanhar a musicalidade. Após um bom tempo acompanhando os demais integrantes em apresentações não oficiais, Eduardo acreditou que tinha condições de seguir adiante e acabou formando dupla com Leomar por aproximadamente um ano e meio. “Foi uma experiência muito importante para os desafios que viriam após essa etapa na vida musical e Nestor acabou atuando como professor dentro de música”, recorda em tom saudosista. O irmão de Eduardo, Fábio Aparecido de Souza que, anos depois, também faria parte da música em Jaru, mesmo acompanhando os demais parentes, ainda não se apresentava de forma oficial em eventos.

Em seguida Eduardo se apresentou de forma solo por pouco tempo. Por volta de 2001, conhece Rildo Cassiano e juntos formam a dupla Du de Souza & Cassiano. O duo participou de vários festivais e Rildo que tinha um foco mais específico em Música Popular Brasileira (MPB), decidiu à época unir o útil ao agradável com Eduardo que enveredava mais pelo lado sertanejo. Eduardo recorda que Rildo era muito técnico e tinha uma mente visionária, onde idealizava vários projetos dentro da área musical para fazer as coisas acontecerem. Embora tivesse o nome de dupla, havia um terceiro integrante – Welbert – que atuava como tecladista, algo comum para muitos cantores da época no município em um período considerado como um laboratório onde houve um grande aprimoramento acompanhado de experiências inesquecíveis.

Após cerca de seis meses, Welbert deixa a carreira musical. Nesse período Fábio Aparecido de Souza, irmão de Eduardo, passa a ser integrante e atua na mesma função ocupada anteriormente por Welbert. A dupla Du de Souza & Cassiano permaneceu até 2004, quando Cassiano decidiu se dedicar aos estudos, interrompendo assim a continuidade dos trabalhos artísticos no formato do dueto originalmente conhecido, ficando dessa forma apenas os irmãos Eduardo e Fábio. Nesse momento surge o músico Lédis Cândido da Fonseca para atuar na parte da sonorização e, devido ao estilo musical preferido, decidiu-se que seria montada uma banda com o nome Country Music. Nessa mesma época, outro grande expoente da música jaruense, Agnelo Copertino da Silva, o Darnel da dupla com Dalberto, também exerce o seu ofício no grupo Country Music. O início, segundo recorda Eduardo, houve muitos desafios, mas foi um período muito produtivo. Agnelo ficou por aproximadamente um ano e meio e após a sua saída quem fez parte da banda foi o músico Zoom (Antônio) para exercer a mesma função, onde ficou por aproximadamente dois anos.

Mudanças e seus reflexos

A mudança na equipe de integrantes, algo peculiar ao longo da história de muitos grupos musicais, não seria diferente em uma banda. E foi exatamente isso que aconteceu. Com a saída de Zoom, Odgar Alves, conhecido popularmente como Didi, passa a fazer parte da Country Music e com isso traz uma personalidade mais moderna, o que garantiu uma significativa ascensão. Nesse período há também a participação de Karina Braga que além de atuar em outras bandas de Jaru, entre elas, Los Arcanjos, Swing & Country e Flash Music, foi uma das finalistas do programa “Você é Show”, um reality musical exibido para todo o Estado pela Rede TV! Rondônia entre o fim do ano de 2017 e início de 2018. No quesito musical houve no município algumas bandas com nomes semelhantes: Swing & Country, Flash Music e a própria Country Music que, coincidentemente, tinha em sua nomenclatura a junção dos nomes das bandas anteriormente citadas. Tal coincidência fez os componentes pensarem em um novo nome para a banda Country Music, algo que pudesse representar a região e ao mesmo tempo fosse inovador. A pesquisa teve como resultado a palavra “Albatroz”, nome de uma ave de várias espécies e que possui um voo marcante que pode ser interpretado com algo relacionado à liberdade, além de uma boa capacidade de mergulho de até seis metros de profundidade.



O nome Albatroz foi definido por volta de 2005. Nesse momento a banda contava com Eduardo (guitarrista e vocalista), Fábio (tecladista), Didi (vocalista e baixista) e Wendell Ricardo, o Baiano (baterista). A banda Albatroz chegou a gravar um CD, mas a produção não foi lançada ao público. O trabalho musical permaneceu de forma ativa até o ano de 2008 quando, Eduardo e Fábio, assim como a maioria dos integrantes, passaram a se dedicar a outras atividades profissionais. Com o encerramento das atividades da banda Albatroz, apenas Wendell Ricardo, que foi para o grupo Swing & Country, permaneceu na música secular. Rildo Cassiano, que já havia se mudado de Jar u há um bom tempo, mas fez parte da história da música local com Eduardo de Souza formando a dupla Du de Souza & Cassiano se converteu ao Evangelho e chegou a lançar um CD demonstrando a mudança de rumo que havia dado em sua vida. Os outros integrantes também continuaram exercendo o talento que possuíam em programações religiosas.

A publicação da série “A História da Música em Jaru” está sendo possível graças a uma parceria entre os principais sites do município e o escritor Elias Gonçalves Pereira. Os textos serão publicados de 13 de maio a 06 de junho de 2019, data em que o escritor lançará o livro “Um Tratado sobre a Música, a Literatura e a Comunicação Jaruense” nas dependências da Associação Comercial e Industrial de Jaru, a ACIJ.

As reportagens estão sendo publicadas na seguinte ordem:
01. Destaques das décadas de 1970 e 1980 – 13/05/2019
02. Juca & Marquinhos – Banda Swing & Country – 14/05/2019
03. Pescador & Garimpeiro – Diamante & Garimpeiro – 15/05/2019
04. Jorge Faccini – 16/05/2019
05. Jenival Silva – 17/05/2019
06. Geoni e Geonito – 20/05/2019
07. Idair Ferreira – 21/05/2019
08. Marcos Paulo & Claudney – Banda Los Arcanjos – 22/05/2019
09. Dalberto & Darnel – 23/05/2019
10. Márcio & Messias – Banda Flash Music – 24/05/2019
11. Mário & Marquinhos – 27/05/2019
12. Eder & Eder – 28/05/2019
13. Divas Diogo – 29/05/2019
14. Heliane Markes – 30/05/2019
15. Arllan Cardek e Banda Maria Juana – 31/05/2019
16. Gilson Fagner – 03/06/2019
17. Banda Country Music / Albatroz – 04/06/2019
18. Beto Neves – 05/06/2019
19. Banda Pelô Art – 06/06/2019

Fonte: Elias Gonçalves
Fotos: Eduardo de Souza Dobri e Beto Neves
Copyright© 2019. Todos os direitos reservados.