Com o objetivo de incentivar práticas de prevenção às queimadas, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam promoveu na manhã da sexta-feira (20), uma blitz educativa para conscientizar a população sobre a importância de não atear fogo em lixo ou para limpeza de áreas.
A ação contou com a parceria da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente – SEMAM do município. As primeiras ações educativas aconteceram na Avenida Marcelino Pires, região central da cidade, onde os motoristas foram orientados sobre os perigos das queimadas e o motivo de se evitar essa prática, inclusive de pequenas proporções no fundo dos quintais.
De acordo com o gerente de Educação Ambiental da Sedam, Leandro de Almeida, o objetivo é alertar as pessoas sobre os perigos de atear fogo, em lixo ou outros resíduos que podem ocasionar prejuízo ao meio ambiente e à saúde. Para isto é realizado todo trabalho preventivo com a finalidade de conscientizar a comunidade.
“A população foi abordada pelas equipes com material informativo sobre os perigos das queimadas para o meio ambiente e saúde, alertando sobre os principais motivos para não realizar queimadas”, conta Leandro.
A Sedam vem trabalhando com ações educativas desde janeiro de 2022, visitando escolas, associações rurais, prefeituras e secretarias municipais de Meio Ambiente, a fim de impulsionar metas conservacionistas.
SAIBA COMO DENUNCIAR
Para queimadas na área rural, as denúncias podem ser feitas pelo contato (3212-9648) ou e-mail: [email protected]. Quando necessário, o munícipe deve ligar para o Corpo de Bombeiros 193, para a intervenção de casos mais alarmantes.
Deixe seu comentário