Empresa de transporte escolar Conceito transporte rescinde contrato e alunos da zona rural ficam sem estudar em Governador Jorge Teixeira, RO

Publicada em


A empresa cansou de pedir alinhamento de preço e a prefeitura não teria atendida.

 

Frota da empresa Conceito e Transportes – Foto: Portal p1

 

O site Portal p1 teve acesso aos email, contratos e documentos onde a empresa de transportes escolar, Conceito e transportes, solicita por diversas vezes alinhamento de preço devido ao aumento do litro de diesel.

Em outros documentos a empresa alega que chegou em Jorge Teixeira no início do ano de 2022 com uma frota de ônibus escolar em perfeito estado de conservação, e poucos meses depois a frota se encontra com bastantes avarias em virtude das péssimas condições das estradas rurais e pontes das vicinais.

 

No documento diz o seguinte:

A Prefeitura Municipal de Governador Jorge Teixeira – RO, realizou na data de 26 de Janeiro de 2022, Licitação Pregão Eletrônico n° 001/2021, tendo como objeto contratação de empresa especializada para prestação de serviços de transporte escolar aos alunos da educação infantil, ensino fundamental e médio, residentes no Município de Governador Jorge Teixeira, com fornecimento de veículos tipo ônibus conforme especificado no termo de referência, com dois funcionários por veículo, sendo um motorista e um monitor, objetivando garantir o acesso e a permanência dos alunos nas unidades escolares do município conforme , mapa das linhas, pelo período de 210 (duzentos e dez) dias letivos, de acordo com o calendário escolar, assegurando a locomoção dos alunos até suas unidades escolares, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura SEMEC e demais especificações estabelecidas no ato convocatório.

A empresa subscrevente sagrou-se dos lotes 01 e 02, no valor total de R$ 3.263.774,85 (três milhões, duzentos e sessenta e três mil, setecentos e setenta e quatro reais e oitenta e cinco centavos) – pelo período Contratual de 12 (doze) meses.

Em apertada síntese, o Contrato Administrativo n° 054/GP/2022 fora assinado dia 24 de março de 2022, sendo iniciado os serviços no dia 25 de março de 2022, com vigência contratual de 12 (doze) meses, conforme CLÁUSULA TERCEIRA DA VIGÊNCIA E DA EFICÁCIA:

……..



Entretanto, após ficar impedida de seguir com o compromisso firmado, solicitou reequilíbrio econômico financeiro do contrato para viabilizar a sua continuidade, o qual não obtivemos resposta, fazendo com que os prejuízos da empresa só aumentem, levando em conta que o pedido só será aplicado nas medições seguintes se aprovado.

No presente caso tais medidas impactaram diretamente no funcionamento da empresa, que atua no ramo de prestação de serviços, no município em questão “transporte escolar” e mesmo sabendo que é uma atividade importante para o município, a mesma se encontra inviabilizada de executar tal compromisso, devido aos prejuízos atuais e os possíveis prejuízos futuros que são incalculáveis. Desse modo, não podemos manter nossos colaboradores executando as atividades em questão, exceto referente a escola de Governador Jorge Teixeira (Sede).

Após o parecer técnico solicitado pela empresa por profissionais da mesma, os mesmos diagnosticaram a inviabilidade comercial com os preços faturados. A empresa tem custos com seus colaboradores (todos com Carteira de Trabalho assinada, com os direitos de cada um reservado), custos com escritório, impostos, e todas as suas obrigações de dever e além disso nos últimos meses houve excessivos aumentos de combustíveis, derivados de petróleo, peças, pneus e o custo com manutenções nos veículos estão exorbitantes, devido ao estado de calamidade das estradas. Ademais, há uma falta de mão de obra local capacitada. Abaixo, comprovações já feitas por meio de pedido de reequilíbrio econômico financeiro referente ao contrato em questão.

 

Fotos da frota de veículos no dia de apresentação em Governador Jorge Teixeira, RO

Fotos: Portal p1

 

Fotos da frota dos veículos atual:

 

O Portal p1 segue tentado contato com o prefeito de Governador Jorge Teixeira, entretanto, até a publicação desta matéria não teve uma resposta. Este conteúdo poderá sofre alteração caso consiga falar com alguém responsável.

 

Alunos da zona rural de Governador Jorge Teixeira estão sem estudar por falta de transporte escolar

Emails entre a empresa e prefeitura: