PSC é o primeiro partido a realizar convenção em RO

Publicada em


 

Foto: P. Nascimento/Portal P1

 

O Partido Social Cristão, PSC, realizou na tarde de quarta-feira (20. Julh. 2022) no Graúna Resort Hotel em Ouro Preto do Oeste, a primeira convenção em Rondônia, oficializando os nomes dos candidatos a deputado federal e deputados estadual. O partido não irá lançar nome para concorrer ao governo de Rondônia, apoiará o atual Governador Marcos Rocha.

 Alessandro Pedralli presidente do partido em Rondônia e o deputado estadual Luizinho Goebel afirmaram a SIC TV que o partido confirma seu apoio ao atual governador Marcos Rocha, que esteve na conversão do partido em Ouro Preto do Oeste, RO.

O atual deputado federal Lucas Follador que assumiu como deputado há pouco mais de sessenta dias, disse que é momento importante, democrático, e está muito feliz no partido PSC, que é um partido conservador que tem bons princípios.

O deputado estadual Luizinho Goebel disse que escolheu o dia 20, porque o partido leva esse número e é o dia que se comemora o dia do amigo.

 

As eleições estão marcadas para o dia 2 de outubro, quando os brasileiros vão às urnas para eleger presidente da República, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais. Eventual segundo turno será realizado no dia 30 de outubro.

 

Convenções partidárias e registros de candidatura



 

Entre 20 de julho e 5 de agosto é permitida a realização de convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos à presidência da República e aos governos de Estado, bem como aos cargos de deputado federal, estadual e distrital. Legendas, federações e coligações têm até 15 de agosto para solicitar o registro de candidatura dos escolhidos. Todos os pedidos de registro aos cargos de presidente e vice-presidente devem ser julgados pelo TSE até 12 de setembro.

 

Propaganda eleitoral

 

Dia 12 de agosto é a data final para que o TSE publique tabela com a representatividade do Congresso Nacional, decorrente de eventuais novas totalizações do resultado das últimas eleições gerais efetivadas até 20 de julho de 2022, para fins de divisão do tempo de propaganda eleitoral gratuito no rádio, na televisão e também dos debates entre candidatas e candidatos. A realização de comícios, distribuição de material gráfico, caminhadas ou propagandas na internet passa a ser permitida a partir do dia 16 de agosto.

 

Data da eleição

 

O primeiro turno do pleito acontecerá no primeiro domingo de outubro, dia 2. Eventual segundo turno será realizado no dia 30 do mesmo mês. A votação começará às 8h e terminará às 17h, quando serão impressos os boletins de urna. Em 2022, a hora de início da votação será uniformizada pelo horário de Brasília em todos os estados e no Distrito Federal.

 

Prestação de contas

 

Partidos e candidatas ou candidatos têm entre 9 e 12 de setembro para apresentar a prestação de contas parcial da campanha, com registro de movimentação financeira ou estimável em dinheiro ocorrida desde o início da campanha até o dia 8 de setembro. A respectiva documentação será divulgada pelo TSE na internet no dia 15 de setembro. Dia 1º de novembro é a data final para o envio das prestações de contas referentes ao primeiro turno das eleições. A prestação de contas final daqueles que participarem do segundo turno devem ser encaminhadas à Justiça até 19 de novembro, 20 dias após o pleito.

 

Datas de diplomação e posse

 

Eleitas e eleitos serão diplomados pela Justiça Eleitoral até 19 de dezembro. Para os cargos de presidente e vice-presidente da República, bem como de governador, a posse ocorre em 1º de janeiro de 2023. Parlamentares assumem os mandatos em 1º de fevereiro do próximo ano.

 

 

Portal P1/TSE